Notícias

Iguá comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Iguá comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

01 de junho de 2021

A Iguá Saneamento, que atua em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de cidades de cinco Estados do país, comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) intensificando suas ações voltadas à preservação ambiental e ao estímulo para um comportamento mais sustentável. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, com o objetivo de relembrar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais.


O saneamento básico tem um papel importante na questão ambiental, a começar com a preservação das fontes de água na natureza. Por conta disso, a Iguá contempla, em seu planejamento estratégico de sustentabilidade, denominado SERR (Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e no tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas), uma série de iniciativas que objetivam promover, por exemplo, a segurança do abastecimento de água das cidades onde atua.


A Iguá tem como diretriz a preocupação constante com o uso sustentável dos recursos hídricos. O que vai desde a conservação e preservação dos mananciais, passando pelo uso crescente de energia renovável, reduzindo a emissão dos gases de efeito estufa, combate às perdas e desperdício de água, assim como o tratamento dos esgotos.


“O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para refletirmos quanto aos impactos negativos da ação humana sobre o meio ambiente e da necessidade urgente de sermos mais sustentáveis no nosso cotidiano. Com o crescimento dos problemas ambientais, todos os agentes da sociedade, como governos, empresas e população em geral devem atuar para que seus impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, e se não adotarmos o consumo consciente dos recursos naturais, como a água, colocamos em risco o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, a sobrevivência das futuras gerações”, alerta Lia Basilio Pereira de Souza, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Iguá.


Ações no Dia do Meio Ambiente

Para a Iguá, todo dia é dia de cuidar do meio ambiente, mas o dia 5 de junho é importante para chamar a atenção das pessoas quanto à necessidade de se preservar a natureza. Dessa forma, as operações da companhia programaram atividades educativas para estimular a conscientização das pessoas sobre o uso sustentável dos recursos naturais. “Cada um de nós pode fazer a sua parte. No nosso dia a dia devemos, por exemplo, evitar o desperdício de água, dar a destinação correta ao lixo que geramos e contribuir para a preservação das matas e florestas”, acrescenta Paula Violante, Diretora de Engenharia do Grupo Iguá.


As concessões de Cuiabá (MT), Andradina, Palestina, Castilho, Mirassol, Piquete, Guaratinguetá, Atibaia (SP), Paranaguá (PR) e Itapoá (SC) irão promover plantio e doação de mudas para clientes e colaboradores. A ação também ocorre em Suzano (SP), com a SPAT Saneamento.


Já em Tubarão (SC), será realizada uma exposição resultante de um concurso de fotografias de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município, feitas com as câmeras doadas à instituição pela concessionária. Na ocasião, também haverá a distribuição de mudas. 

voltar