Iguá completa três meses de operação assistida com ações específicas na Capital e no Estado do Rio de Janeiro | Iguá SA
Notícias
Iguá completa três meses de operação assistida com ações específicas na Capital e no Estado do Rio de Janeiro
30 de novembro de 2021
A Iguá, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil, completa três meses de operação assistida com a Cedae para a concessão dos serviços de água e esgoto no bloco 2, referente à região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na capital, e nos municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira, no Centro-Sul do Estado. Nesse período, a companhia tem se dedicado à realização de diagnóstico da situação de água e do esgoto na área da concessão, planejamento de ações, contratação e treinamento das equipes, e implantação de novas tecnologias que promovem maior digitalização dos serviços, construindo uma base sólida para a execução das atividades quando entrar em operação plena, em fevereiro de 2022.
“Realizamos campanhas de medição de pressão em muitos pontos da cidade e os ajustes no sistema já estão sendo feitos. Partiremos desses dados para planejar e implantar soluções nos próximos meses. Em novembro, teremos 150 pontos de monitoramento online em funcionamento, chegando a 200 até dezembro. Esse é um trabalho feito em muitas etapas, mas fundamental para construir uma operação bem alinhada”, destaca o diretor executivo de Operações da Iguá, Péricles Weber.
Avaliações técnicas
A companhia iniciou a operação assistida com vistorias nas unidades operacionais do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), realizando análises e priorizando cada necessidade encontrada. Além disso, está sendo feito o mapeamento em campo das condições operacionais das elevatórias de água tratada e de esgoto bruto, reservatórios e travessias. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca também está em fase de diagnóstico, que vai determinar os investimentos necessários para atingir a eficiência esperada. Equipes técnicas foram capacitadas para executar as diferentes atividades e trocas de conhecimento tem sido feitas em parceria com a Cedae para que os sistemas e equipamentos sejam operados com eficiência, garantindo segurança operacional.
Ações para Sustentabilidade
Com consultoria do biólogo Mario Moscatelli, terão início, agora em novembro, às ações que vão contribuir para a limpeza do Complexo Lagunar de Jacarepaguá. Para esse trabalho, serão contratados moradores de comunidades do entorno que atuarão na retirada de lixo das margens da Lagoa do Camorim. Também será feita a preparação de sementes para o plantio de 50 mil mudas de mangue em um viveiro a ser construído em 2022. A Iguá já contratou o projeto amplo de limpeza das lagoas e contará com empresas de renome internacional e especialistas locais. Os trabalhos iniciaram na primeira semana de novembro.
Outra importante medida para os próximos meses é o início dos projetos para a instalação de coletores de tempo seco, um aliado no processo de limpeza do Complexo Lagunar. Será feita a coleta de esgotos provenientes das áreas irregulares não urbanizadas, onde deverão ser implantadas soluções para recolher e afastar os efluentes até a estação de tratamento mais próxima. Trata-se de um estudo amplo, previsto para ser realizado em novembro, e que contará com a participação de empresas de engenharia e consultores especialistas do Rio de Janeiro.
Responsabilidade e Transformação Social
Nos últimos três meses, a área de Responsabilidade e Transformação Social deu início ao mapeamento e diagnóstico socioambiental das comunidades em situação de vulnerabilidade social. A ação ajudará a definir estratégias para o planejamento de iniciativas de relacionamento comunitário e de impacto social e contribuirá para a elaboração dos Programas de Comunicação Social, Educação Ambiental e Investimento Social, sempre alinhados ao eixo estratégico de Sustentabilidade SERR, que significa Segurança hídrica, Eficiência na gestão do ciclo da água, Responsabilidade no tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Também estão sendo realizados encontros com organizações sociais, lideranças comunitárias e associação de moradores de comunidades e bairros da Zona Oeste Litorânea, Paty do Alferes e Miguel Pereira, para compreensão e entendimento social dos territórios.
Com o objetivo de valorizar a mão de obra local e contribuir com a empregabilidade, profissionais moradores de comunidades do entorno das operações, estão sendo contratados para atuar como agentes de atendimento externo, na leitura de hidrômetros, e de atendimento interno, nas lojas da Iguá. Eles receberão treinamento, nos próximos meses, para desenvolver suas atividades na área comercial da companhia. Em parceria com organizações sociais e associações de moradores locais, a Iguá também está em fase de captação de moradores de comunidades que possam exercer outras funções nas diversas áreas da empresa.
Inovações e recadastramento de clientes
A operação da Iguá já nasce digital no Rio de Janeiro. Entre as inovações no atendimento aos clientes, estão canais digitais que funcionarão 24 horas durante os sete dias da semana, e os acessos via Web e Whatsapp poderão ser usados para resolver questões relacionadas à emissão de segunda via e principais dúvidas. Também haverá atendimento por telefone de forma gratuita (0800).
Os clientes atuais da Cedae estão sendo recadastrados gradativamente nos sistemas, com atualização de contatos e outros dados. A Iguá também vem estreitando relacionamento com grandes clientes consumidores, como os condomínios residenciais, que fazem parte do programa Iguá+, com canal exclusivo de atendimento.
A concessionária terá lojas na Barra da Tijuca e Jacarepaguá, Miguel Pereira e Paty do Alferes, que serão reformadas e adaptadas ao padrão Iguá de atendimento ao cliente. Nas unidades, haverá um sistema de senha que permite visualizar o tempo de espera e um canal de arrecadação para uso de cartão de crédito ou débito. Para promover maior facilidade aos clientes, o aplicativo Digi Iguá possibilitará o acompanhamento de faturas e pagamento online.
Banco de Talentos
Em setembro, a companhia realizou eventos de captação de novos talentos, também com o intuito de absorver os colaboradores diretos e indiretos da Cedae que atuavam na área de abrangência da concessionária e que desejem continuar trabalhando na companhia, no Rio de Janeiro. O saldo foi de mais de 1000 pessoas atendidas e cadastradas. Os interessados em trabalhar na Iguá devem acessar o site institucional da companhia (https://igua.com.br/trabalhe-com-a-gente) para conhecer as vagas.
Em sua operação no Rio, a Iguá contará com cerca de 700 colaboradores diretos, o que resultará na geração de quase 700 empregos diretos. Ao longo da execução das obras, após a fase de projetos e licenciamento, esse número ampliará com a contratação das empresas terceirizadas que executarão as obras de melhorias e expansão.
Atuação na Capital e no Estado do Rio
Cerca de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com serviços que impactam na qualidade de vida da população. Na capital, a concessionária será responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto nos bairros da Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Praça Seca (Parcial), Vargem Grande, Vargem Pequena e imediações. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) continuará responsável pela captação e tratamento da água, produzida na Estação de Tratamento de Água do Guandu.
Em Miguel Pereira e Paty do Alferes, a Iguá fará o ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como os serviços de esgotamento sanitário. O diagnóstico dos sistemas está sendo levantado e, para Paty do Alferes, um Plano de Segurança Hídrica já está sendo construído, buscando alternativas para o abastecimento de água em momentos de escassez hídrica no período de estiagem.
voltar
“Realizamos campanhas de medição de pressão em muitos pontos da cidade e os ajustes no sistema já estão sendo feitos. Partiremos desses dados para planejar e implantar soluções nos próximos meses. Em novembro, teremos 150 pontos de monitoramento online em funcionamento, chegando a 200 até dezembro. Esse é um trabalho feito em muitas etapas, mas fundamental para construir uma operação bem alinhada”, destaca o diretor executivo de Operações da Iguá, Péricles Weber.
Avaliações técnicas
A companhia iniciou a operação assistida com vistorias nas unidades operacionais do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), realizando análises e priorizando cada necessidade encontrada. Além disso, está sendo feito o mapeamento em campo das condições operacionais das elevatórias de água tratada e de esgoto bruto, reservatórios e travessias. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca também está em fase de diagnóstico, que vai determinar os investimentos necessários para atingir a eficiência esperada. Equipes técnicas foram capacitadas para executar as diferentes atividades e trocas de conhecimento tem sido feitas em parceria com a Cedae para que os sistemas e equipamentos sejam operados com eficiência, garantindo segurança operacional.
Ações para Sustentabilidade
Com consultoria do biólogo Mario Moscatelli, terão início, agora em novembro, às ações que vão contribuir para a limpeza do Complexo Lagunar de Jacarepaguá. Para esse trabalho, serão contratados moradores de comunidades do entorno que atuarão na retirada de lixo das margens da Lagoa do Camorim. Também será feita a preparação de sementes para o plantio de 50 mil mudas de mangue em um viveiro a ser construído em 2022. A Iguá já contratou o projeto amplo de limpeza das lagoas e contará com empresas de renome internacional e especialistas locais. Os trabalhos iniciaram na primeira semana de novembro.
Outra importante medida para os próximos meses é o início dos projetos para a instalação de coletores de tempo seco, um aliado no processo de limpeza do Complexo Lagunar. Será feita a coleta de esgotos provenientes das áreas irregulares não urbanizadas, onde deverão ser implantadas soluções para recolher e afastar os efluentes até a estação de tratamento mais próxima. Trata-se de um estudo amplo, previsto para ser realizado em novembro, e que contará com a participação de empresas de engenharia e consultores especialistas do Rio de Janeiro.
Responsabilidade e Transformação Social
Nos últimos três meses, a área de Responsabilidade e Transformação Social deu início ao mapeamento e diagnóstico socioambiental das comunidades em situação de vulnerabilidade social. A ação ajudará a definir estratégias para o planejamento de iniciativas de relacionamento comunitário e de impacto social e contribuirá para a elaboração dos Programas de Comunicação Social, Educação Ambiental e Investimento Social, sempre alinhados ao eixo estratégico de Sustentabilidade SERR, que significa Segurança hídrica, Eficiência na gestão do ciclo da água, Responsabilidade no tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Também estão sendo realizados encontros com organizações sociais, lideranças comunitárias e associação de moradores de comunidades e bairros da Zona Oeste Litorânea, Paty do Alferes e Miguel Pereira, para compreensão e entendimento social dos territórios.
Com o objetivo de valorizar a mão de obra local e contribuir com a empregabilidade, profissionais moradores de comunidades do entorno das operações, estão sendo contratados para atuar como agentes de atendimento externo, na leitura de hidrômetros, e de atendimento interno, nas lojas da Iguá. Eles receberão treinamento, nos próximos meses, para desenvolver suas atividades na área comercial da companhia. Em parceria com organizações sociais e associações de moradores locais, a Iguá também está em fase de captação de moradores de comunidades que possam exercer outras funções nas diversas áreas da empresa.
Inovações e recadastramento de clientes
A operação da Iguá já nasce digital no Rio de Janeiro. Entre as inovações no atendimento aos clientes, estão canais digitais que funcionarão 24 horas durante os sete dias da semana, e os acessos via Web e Whatsapp poderão ser usados para resolver questões relacionadas à emissão de segunda via e principais dúvidas. Também haverá atendimento por telefone de forma gratuita (0800).
Os clientes atuais da Cedae estão sendo recadastrados gradativamente nos sistemas, com atualização de contatos e outros dados. A Iguá também vem estreitando relacionamento com grandes clientes consumidores, como os condomínios residenciais, que fazem parte do programa Iguá+, com canal exclusivo de atendimento.
A concessionária terá lojas na Barra da Tijuca e Jacarepaguá, Miguel Pereira e Paty do Alferes, que serão reformadas e adaptadas ao padrão Iguá de atendimento ao cliente. Nas unidades, haverá um sistema de senha que permite visualizar o tempo de espera e um canal de arrecadação para uso de cartão de crédito ou débito. Para promover maior facilidade aos clientes, o aplicativo Digi Iguá possibilitará o acompanhamento de faturas e pagamento online.
Banco de Talentos
Em setembro, a companhia realizou eventos de captação de novos talentos, também com o intuito de absorver os colaboradores diretos e indiretos da Cedae que atuavam na área de abrangência da concessionária e que desejem continuar trabalhando na companhia, no Rio de Janeiro. O saldo foi de mais de 1000 pessoas atendidas e cadastradas. Os interessados em trabalhar na Iguá devem acessar o site institucional da companhia (https://igua.com.br/trabalhe-com-a-gente) para conhecer as vagas.
Em sua operação no Rio, a Iguá contará com cerca de 700 colaboradores diretos, o que resultará na geração de quase 700 empregos diretos. Ao longo da execução das obras, após a fase de projetos e licenciamento, esse número ampliará com a contratação das empresas terceirizadas que executarão as obras de melhorias e expansão.
Atuação na Capital e no Estado do Rio
Cerca de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com serviços que impactam na qualidade de vida da população. Na capital, a concessionária será responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto nos bairros da Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Praça Seca (Parcial), Vargem Grande, Vargem Pequena e imediações. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) continuará responsável pela captação e tratamento da água, produzida na Estação de Tratamento de Água do Guandu.
Em Miguel Pereira e Paty do Alferes, a Iguá fará o ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como os serviços de esgotamento sanitário. O diagnóstico dos sistemas está sendo levantado e, para Paty do Alferes, um Plano de Segurança Hídrica já está sendo construído, buscando alternativas para o abastecimento de água em momentos de escassez hídrica no período de estiagem.