Iguá dá início à operação plena em Miguel Pereira e Paty do Alferes | Iguá SA

Notícias

Iguá dá início à operação plena em Miguel Pereira e Paty do Alferes

Iguá dá início à operação plena em Miguel Pereira e Paty do Alferes

23 de February de 2022

Um novo capítulo começa a ser escrito na história da Iguá, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil. Após seis meses de operação assistida junto à CEDAE, a Concessionária assume plenamente os serviços de água e esgoto na área do Bloco 2, referente à região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e em Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense.

 

No escopo da concessão, mais de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas. Nos municípios do Estado do Rio, a Iguá fará o ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como os serviços de esgotamento sanitário. Já na capital, na região da Barra e Jacarepaguá, a empresa será responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto. A captação e o tratamento da água, produzida na Estação de Tratamento de Água do Guandu, ficará por conta da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE).

 

Para marcar o início da operação plena, foi realizada, dia 23, uma cerimônia em cada município com a presença do CEO da Iguá, Carlos Brandão; do Diretor Geral da concessionária no Rio de Janeiro, Eduardo Dantas; dos prefeitos André Português (Miguel Pereira) e Juninho Fernandes (Paty do Alferes); do presidente da CEDAE, Leonardo Soares; do Secretário da Casa Civil, Nicola Miccione e do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Vinícius Farah. O evento aconteceu nas áreas externas das lojas de atendimento aos clientes da concessionária nos dois municípios. Os espaços ganharam layout moderno, mais conforto e climatização, maior número de atendentes e totens de serviços, entre outras inovações.

 

Ao apresentar o trabalho e os investimentos a serem realizados durante os 35 anos de contrato de concessão, Brandão ressaltou a relevância das ações e os principais projetos da Iguá no Estado, como o aumento da cobertura de água para 99% e de esgoto para 90%. 

“A operação no Rio de Janeiro permite colocar em prática nossos diferenciais, com excelência e inovação na execução dos serviços de saneamento básico, encantamento dos clientes e sustentabilidade, pilares da nossa gestão estratégica. Chegamos com o propósito de levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para milhares de pessoas, trazendo a expertise da Iguá no setor e de ações bastante significativas nos seis estados do Brasil em que já atuamos. Vamos trabalhar em conjunto com autoridades e a população”, destacou o CEO da Iguá, Carlos Brandão, fazendo menção à assinatura da empresa no Rio: “Para mudar o amanhã, trabalhamos juntos hoje".


Ele apresentou, em vídeo, algumas ações já realizadas e outras que estão por vir em Miguel Pereira (https://www.youtube.com/watch?v=kmp2FHTyB8M) e em Paty do Alferes (https://www.youtube.com/watch?v=tOR0EupPNcE).

 
Diretor-presidente da CEDAE, Leonardo Soares crê que os resultados e os avanços para a população virão rapidamente. “A Iguá, que já presta serviços em outras localidades do país, mostrou capacidade técnica, e a operação assistida deu-se de forma harmônica e contributiva. Suas equipes não economizaram empenho e dedicação. Tenho certeza de que a empresa vai cumprir as metas estabelecidas no contrato de concessão e trazer avanços para a região”, disse Leonardo Soares.

O prefeito de Miguel Pereira, André Português, mencionou a importância do trabalho da concessionária. “Acreditamos que a Iguá veio para mudar a vida das pessoas em Miguel Pereira, com competência e excelência. Há grandes desafios, mas sabemos que, com seriedade e dedicação, vencemos os grandes obstáculos. Desejamos sucesso neste começo de operação”, ressaltou.

O prefeito de Paty do Alferes, Juninho Bernardes, falou sobre a atuação da concessionária no município. “Este é um passo importante para nossa Paty. A Iguá vai ajudar não só na solução do abastecimento de água como no tratamento do esgoto de nosso município. Há anos sofremos com a crise hídrica em Paty e a concessionária, que já apresentou as metas de serviço para os próximos anos em nossa cidade, vai somar esforços, junto com a prefeitura, pela solução definitiva do problema", afirmou. 

Nicola Miccione, secretário de Estado da Casa Civil, também esteve presente e realçou os benefícios da concessão de saneamento que, segundo ele, hoje é uma realidade no Rio de Janeiro. "Estamos mudando a história do nosso Estado e levando saneamento e qualidade de vida para a população. A concessão traz empregos, saúde e dignidade para as pessoas. Os impactos desse projeto serão sentidos por gerações”, disse.

voltar