Iguá forma novos profissionais com qualificação técnica | Iguá SA
Notícias

Iguá forma novos profissionais com qualificação técnica
18 de fevereiro de 2025
São Paulo, 18 de fevereiro de 2025 – A Iguá Saneamento, uma das principais empresas do setor no Brasil, tem ampliado seus investimentos em formação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por meio de iniciativas estratégicas, somente em 2024, a companhia beneficiou 170 pessoas, promovendo qualificação técnica e estimulando a inclusão no mercado de trabalho.
Por meio de sete cursos ministrados ao longo do ano de 2024, mais de 80 pessoas foram capacitadas em atividades diretamente ligadas ao saneamento, como instalação hidráulica e elétrica, manutenção de redes de esgoto sanitário. Como resultado, quase 10% dos participantes foram contratados pela Iguá ou por empresas parceiras, fortalecendo a empregabilidade e o desenvolvimento do setor.
A gerente de Responsabilidade e Transformação Social da Iguá, Natália Menezes, reforça a importância das iniciativas de qualificação técnica, que inclusive, geram talentos para a própria empresa. "Nosso objetivo é promover cursos que entreguem habilidades técnicas e práticas de forma efetiva, preparando os participantes para se destacarem profissionalmente. Acreditamos que investir em qualificação é uma forma de transformar realidades, ampliar oportunidades e gerar impacto positivo para as comunidades onde atuamos”, afirma Menezes.
Além das iniciativas diretamente ligadas ao saneamento, a Iguá também fomenta a geração de renda e o empreendedorismo social promovendo cursos realizados em parceria com instituições certificadoras reconhecidas, garantindo alta qualidade na formação e melhores perspectivas de empregabilidade.
Iniciativas que fomentam a atuação das mulheres no setor de saneamento e o empreendedorismo feminino
Entre os projetos de destaque está o Elas no Saneamento, desenvolvido pela Operação Iguá Rio em parceria com a Firjan SESI. A iniciativa capacitou 15 mulheres para atuar como instaladoras hidráulicas prediais, fortalecendo a presença feminina em um setor predominantemente masculino e proporcionando mais autonomia profissional.
“Investir em formação profissional é uma estratégia essencial para impulsionar a diversidade no setor de saneamento e fortalecer uma cultura corporativa mais inclusiva e inovadora. Acreditamos que, ao oferecer capacitação de qualidade, estamos contribuindo para transformações sociais concretas e para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atuamos”, destaca Gustavo Mansur, Diretor de Estratégia e Responsabilidade Social.
Outra iniciativa é o Cozinha Sustentável, promovido pela Operação da Iguá em Atibaia, que já impactou 773 pessoas em três anos. O programa capacita mulheres em situação de vulnerabilidade para produção de alimentos sustentáveis, fomentando a geração de renda e a economia circular.
No total, as iniciativas da companhia já beneficiaram diretamente 1.036 pessoas, com 16 cursos ministrados e concluídos. Entre esses beneficiários, 263 foram capacitados em cursos de formação profissional com certificação reconhecida, 177 em atividades ligadas ao saneamento e 773 em iniciativas voltadas à geração de renda e empreendedorismo social.
Esses números reforçam o compromisso da Iguá com a inclusão e o desenvolvimento social, promovendo impacto positivo nas comunidades onde atua e contribuindo para um mercado de trabalho mais diverso e acessível.