Iguá participa de evento com Sanepar e prefeitos do PR | Iguá SA

Notícias

Iguá participa de evento com Sanepar e prefeitos do PR

Iguá participa de evento com Sanepar e prefeitos do PR

13 de março de 2025

Executivos da Iguá Saneamento participaram, nesta quinta-feira (13), em Foz do Iguaçu (PR), de um encontro com prefeituras de 28 municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná, incluídos na Parceria Público-Privada (PPP) da Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar). O contrato, assinado em janeiro, após a Iguá vencer uma concorrência, será conduzido sob nome de Iguaçu Saneamento e prevê a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. 


O projeto prevê 24 anos de investimentos e possui dois principais fatores de desempenho, para acompanhamento da performance: um   de prestação dos serviços e outro de recursos destinados às iniciativas, que vão guiar o cumprimento das metas e índices estabelecidos. Desde a assinatura do contrato, teve início o período de operação assistida, uma transição para que os técnicos da Iguaçu conheçam o sistema da região que será atendida e elaborem o plano diretor para execução de obras.


“A Sanepar é reconhecida nacionalmente pela excelência em saneamento básico e nós, da Iguaçu, temos o compromisso de iniciar esse trabalho mantendo essa régua de qualidade, que vai ser assegurada pela operação assistida”, comentou Mayckel Pereira, diretor geral e operacional da Iguaçu Saneamento. 

Antes de vencer essa concorrência e assumir essa PPP, a Iguá já atuava no Estado do Paraná. A companhia é responsável pelos serviços de água e esgoto no município de Paranaguá, litoral paranaense, onde já investiu mais de R$ 265 milhões, a maioria dos recursos destinada para ampliar de 70% para 97% a cobertura de esgoto da cidade. 


Além do Paraná, a Iguá está presente em outros cinco Estados do Brasil e beneficiará mais de seis milhões de habitantes, em 121 municípios. Durante o evento, a companhia reforçou o compromisso de implementar tecnologias e experiências já validadas em outras operações da companhia para assegurar os avanços necessários para universalização do serviço.


“A Iguaçu apresentará o plano para iniciar as obras imediatamente após este período de transição, de 180 dias, seguindo um cronograma aprovado junto à Sanepar para acelerarmos a cobertura de esgoto aos padrões exigidos pelo Marco do Saneamento, que é de 90%”, reforçou Péricles Weber, diretor executivo de operações da Iguá Saneamento. 

voltar