Iguá recebe Selo Ouro em programa que mensura emissões de gases do efeito estufa | Iguá SA
Notícias
Iguá recebe Selo Ouro em programa que mensura emissões de gases do efeito estufa
21 de agosto de 2024
- A Iguá Saneamento, uma das principais empresas privadas do setor, recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o Selo Ouro em seu inventário de gases de efeito estufa (GEE) no Registro Público de Emissões (RPE), concedido pelo Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHGP). Concebida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a certificação atesta que a companhia atende aos mais altos critérios de transparência na publicação de seu inventário de GEE.
Para conquistar mais uma vez a mais alta certificação, a companhia seguiu rigorosamente as metodologias do Programa Brasileiro GHG Protocol e do IPCC ao realizar o inventário de emissões. Esse processo abrange as emissões diretas, as provenientes da energia utilizada pelas operações e as emissões de fontes indiretas relacionadas às atividades da empresa.
“Receber novamente esse selo comprova a seriedade do compromisso da Iguá com a sustentabilidade do negócio, que é diretamente relacionado com o enfrentamento das mudanças climáticas. É mais uma demonstração de nosso propósito de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil", celebra o Diretor de Gestão Operacional, Mayckel Pereira.
O executivo destaca algumas novidades que contribuíram para a conquista do selo neste ano. “Demos um passo adiante ao aprimorar nossos processos de coleta e cálculo de dados, automatizando as etapas. Este avanço permitiu a integração dos sistemas operacionais da companhia a uma ferramenta de inventário de emissões, trazendo mais consistência e acurácia dos nossos dados, além de permitir o monitoramento mensal de resultados e a identificação de tendências das emissões geradas”, completa Mayckel
A Iguá Saneamento também apoiou o desenvolvimento do módulo de auditoria, que foi implementado à plataforma da ferramenta, e proporcionou uma verificação externa mais transparente e ágil.
Na busca constante por tecnologias que garantam a redução das emissões, a empresa tem investido fortemente em fontes renováveis de energia, que já responde por quase mais de 90% do consumo nas 16 operações do grupo. Ainda no setor de energia, neste ano, a Iguá também firmou parceria com a Elera Energias Renováveis para o fornecimento de 50 MW do Complexo Janaúba (MG) pelos próximos 15 anos.
Nos esforços para reduzir a emissão de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa, vale destacar a recente iniciativa da companhia que iniciou a criação de novas áreas de manguezais no Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Ao final do projeto está previsto o plantio de 240 mil mudas de espécies nativas que ajudarão na remoção de 36 mil toneladas dióxido de carbono da atmosfera.
Para conferir todos os dados consolidados, clique aqui