Iguá Saneamento inova para reduzir geração de resíduos | Iguá SA

Notícias

Iguá Saneamento inova para reduzir geração de resíduos

Iguá Saneamento inova para reduzir geração de resíduos

25 de May de 2021

Empresa aposta em projetos para reaproveitar matéria-prima e minimizar impacto ambiental


A preservação ambiental depende de uma série de iniciativas que sociedade civil, governos e empresas precisam se atentar e se engajar para minimizar os efeitos decorrentes de suas atividades. Na Iguá Saneamento, a discussão sobre como reduzir a geração de lixo e seu impacto na natureza se desdobra em diversos projetos de inovação para desenvolver soluções sustentáveis para os resíduos das operações da companhia.


A iniciativa mais recente resultou em uma parceria com a startup paranaense Central de Materiais, especializada em leilões virtuais de materiais. A empresa foi a vencedora do “Desafio de Inservíveis", que provocou 34 startups a pensarem em alternativas sustentáveis para evitar o descarte de materiais que não teriam mais utilidade para a Iguá. A Central de Materiais vai leiloar 47,2 mil itens para empresas que tenham interesse em aproveitar os insumos, como tubos e conexões de plástico e metal, por exemplo.


“Esses materiais são uma herança de muitos anos, alguns com mais 10, em sua grande maioria da antiga concessão, antes da Iguá assumir o negócio. Desde então, também precisamos atualizar nossos equipamentos e algumas instalações, gerando esse contingente pontual de inservíveis. Com a parceria, evitamos que os materiais voltem para o meio ambiente de forma incorreta, que é um dos pontos fundamentais da Economia Circular para alcançarmos formas de consumo e produção mais sustentáveis", comenta Gustavo Coelho, gerente da Cadeia de Suprimentos da Iguá.


Até 2050, a geração de resíduos sólidos no Brasil deve crescer 50%. Apenas em 2019, foram 79 milhões de toneladas, segundo os dados mais recentes da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). De acordo com a entidade, o setor é responsável pela emissão de 96 milhões de toneladas de CO2eq a cada ano no país, gás que contribui para o efeito estufa.


Portanto, buscar formas de reaproveitar esses materiais tem um impacto ambiental indireto. Cerca de 35% dos resíduos gerados são recicláveis secos - como plásticos, papéis e vidro -, já tecidos, couros e borrachas respondem por 5,6% do total, de acordo com a Abrelpe. Cada um desses materiais tem um tempo de decomposição diferente na natureza, o que varia de 3 meses a mais de mil anos. No caso da borracha, esse tempo é indeterminado, segundo o Ministério do Meio Ambiente.


“Nós da Iguá, que trabalhamos com o esgoto que percorre galerias subterrâneas, sabemos que não é porque o resíduo deixou de estar à vista que não é mais um problema. É assim com o descarte impróprio de lixo no vaso sanitário, que chega nas nossas estações de tratamento, e é assim com todo lixo que geramos. Como empresa, nós temos essa responsabilidade no nosso dia a dia”, diz Coelho.


A maioria dos materiais que serão leiloados estão na operação de Cuiabá (MT), por onde a Central de Materiais começará a desenvolver o projeto. Os demais itens estão em unidades no interior do Mato Grosso, Alagoas, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Com a iniciativa, a Iguá espera recuperar parte dos R$2,7 milhões investidos na compra dos materiais, valor que será utilizado em um novo projeto que a companhia está estruturando, também baseado em Economia Circular, focado em recicláveis e impacto social.


Muito além dos Inservíveis


Inovar faz parte do DNA da Iguá, assim como o compromisso para minimizar seu impacto ambiental. Além do “Desafio de Inservíveis”, a empresa desenvolve diferentes projetos para buscar soluções sustentáveis de destinação dos resíduos gerados por suas operações.


Em Atibaia (SP), o lodo resultante do tratamento de esgoto é destinado para a produção de adubo orgânico para pequenos produtores de hortaliças e plantas ornamentais da região. Todos os meses, cerca de 40 toneladas de lodo gerado na estação de tratamento da Atibaia Saneamento deixam de ser enviadas para aterros sanitários e voltam à natureza, contribuindo com a agricultura por conta do seu altíssimo teor de matéria orgânica.


Já em Arapiraca (AL), o lodo do tratamento de água é aproveitado na fabricação de tijolos ecológicos e as mantas de polipropileno utilizadas pela Agreste Saneamento são doadas para agricultura familiar. Já foram 45 mantas destinadas para produtores locais desde o início do projeto, em 2018, permitindo uma economia de até 40% nos custos com irrigação, redução no uso de herbicidas, entre outros benefícios.

voltar