Iguá tem o maior percentual de clientes com medição remota no Brasil | Iguá SA

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Iguá tem o maior percentual de clientes com medição remota no Brasil

Iguá tem o maior percentual de clientes com medição remota no Brasil

01 de dezembro de 2022

A Iguá Saneamento alcançou, no último mês, a marca de 10 mil hidrômetros com leitura remota conectados, acelerando a digitalização da água na empresa e transformando-a na companhia com maior percentual de clientes conectados no Brasil. A solução, que nasceu de um projeto de inovação interno, utiliza a tecnologia IoT (Internet das Coisas), para medir o consumo de água de seus clientes garantindo, além de agilidade e precisão, economia de custos de leitura presencial e redução de perdas, como vazamentos e fraudes que podem ser facilmente identificados por meio dos hidrômetros inteligentes.

 

“Essa marca é resultado dos investimentos em inovação que realizamos desde a criação da Iguá, há 5 anos. O uso dessa tecnologia trouxe eficiência para a empresa e transparência para o cliente que pode acompanhar da sua residência, por exemplo, seu consumo diário de água e até possíveis vazamentos”, conta o diretor de operações, Murillo Borges.

 

Além de identificar um padrão de consumo que pode servir para apontar anormalidades e eventuais necessidades, como uma troca de hidrômetro, a tecnologia aproveita ainda a rede de dados disponível ajudando as operações da Iguá a obter dados de pressão, vazão, status de bombas e consumo de energia.

 

Essas soluções inovadoras e tecnológicas implantadas pela Iguá também permitem um controle de consumo mais focado na sustentabilidade e na conservação de recursos. Com uma agenda ESG impulsionada nos últimos anos, a companhia agora trabalha para fazer da Ilha do Mel, a primeira “ilha inteligente” do Brasil. Nacionalmente conhecida por ser uma área de preservação natural com número de visitantes limitado, a ilha de 25 quilômetros, composta por praias e pequenas vilas no município de Paranaguá, no Paraná, deverá ter medidores 100% conectados na próxima temporada de verão, que começa neste mês.

 

“Nossos agentes de atendimento trabalharão juntos com líderes comunitários para zerar a emissão de fatura em papel e a redução dos deslocamentos contribuindo com a diminuição da emissão de carbono. Vamos também aproveitar dessa rede de IoT pública, que agora está disponível para outros serviços, para coletar mais dados operacionais e garantir o suprimento de água adequado à ilha”, pontua Murillo.

 

Ainda neste ano, Cuiabá também será beneficiada com um projeto piloto chamado “DMC do Amanhã”: com um DMC (distrito de medição e controle) 100% conectado, será possível verificar as perdas on-line, encontrar vazamentos, fraudes e otimizar as operações. Por meio da concessionária Águas Cuiabá, a Iguá presta serviço de água e esgoto para mais de 600 mil pessoas na capital mato-grossense.

 

“A Iguá caminha com o olhar no futuro do saneamento buscando alternativas cada vez mais sustentáveis e inteligentes. Esse é nosso caminho para atendermos cada vez melhor nossos clientes e contribuirmos com o desenvolvimento do setor, finaliza o COO da Iguá, Péricles Weber.

 

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