Premiada pela 4ª vez consecutiva, Iguá se consolida como empresa que mais promove relacionamentos com startups no saneamento | Iguá SA
Notícias
Premiada pela 4ª vez consecutiva, Iguá se consolida como empresa que mais promove relacionamentos com startups no saneamento
18 de outubro de 2024
Referência no mercado por incluir a inovação como pilar da companhia, a Iguá faz parte do ranking desde 2020, tendo vencido na categoria de saneamento em 2021, 2022, 2023 e 2024. Isso se deve à cultura de inovação que está presente na companhia desde a sua criação.
“A inovação é um dos atributos de nosso DNA, algo que valorizamos e está presente em todas as áreas. Acreditamos que o brasileiro tem uma incrível veia inovadora, é capaz de pensar diferente e criar coisas que os outros julgavam impossível”, diz Mayckel Pereira, Diretor de Gestão Operacional.
No cotidiano da empresa, exemplo dessa ousadia inovadora é o programa Iguá Lab, que, desde 2018, promove a aproximação do saneamento com o ecossistema de inovação. Por meio da iniciativa, foram realizados mais de 90 testes e firmadas cerca de 50 parcerias com startups, das quais mais de 30 ainda estão ativas.
Projetos inovadores
Nos dias 1º e 2 de outubro a companhia realizou, em Embu das Artes (SP), a 8ª Edição interna do Festival da Inovação. O evento contou com 91 projetos inscritos. Destes, 13 foram escolhidos para serem apresentados no Festival - e um júri formado por executivos da Iguá votou no grande vencedor.
O destaque deste ano, premiado em três das quatro categorias, foi o Você no Saneamento Game, desenvolvido na operação de Cuiabá. Com o uso de óculos de realidade virtual, os jogadores têm uma experiência imersiva realizando a captação e tratamento da água em uma réplica da Estação de Tratamento de Água Sul (a ETA Sul), com capacidade para tratar 56 milhões de litros de água por dia.
“Na Iguá, entendemos inovação como algo capaz de converter boas ideias em resultados. As soluções podem envolver tecnologias emergentes ou não. O Festival, uma das datas mais importantes do calendário da companhia, incentiva colaboradores a terem cada vez mais autonomia, recursos e desejo de desenvolver boas ideias dentro da empresa, em um ambiente aberto à experimentação e ao erro do aprendizado”, diz Péricles.
As iniciativas passam a fazer parte do cotidiano da empresa, sendo replicadas nas demais operações do grupo. Um exemplo é a Fluxx, projeto apresentado no Festival que se tornou a unidade de negócios da Iguá voltada para a Internet das Coisas (IoT). Hoje, a Iguá tem mais de 45% do volume de água medido por hidrômetros inteligentes, um mecanismo de leitura remota que traz economia, evita fraudes e diminui a perda de água com vazamentos. Na nossa maior operação, no Rio de Janeiro, 65% do volume já é monitorado por essa tecnologia IoT.
Embaixadores da Inovação e Transformação
Para ampliar ainda mais a disseminação de práticas inovadoras e potencializar seu impacto, outra iniciativa da Iguá é a comunidade dos Embaixadores da Inovação e Transformação. Atualmente, a companhia tem 30 pessoas espalhadas pelas unidades da empresa, posicionadas para promover hábitos e iniciativas que incentivem a transformação, a criatividade e o desenvolvimento contínuo do grupo.
“A valorização e a difusão da cultura da inovação - o conceito de pensar diferente para ser melhor - é fundamental para a Iguá ter alcançado sucesso e continuar alçando voos cada vez maiores”, finaliza Péricles.