Esgoto percorre três etapas até à purificação | Águas Cuiabá

Notícias

Esgoto percorre três etapas até à purificação

Esgoto percorre três etapas até à purificação

14 de February de 2022

Você sabe o que acontece com o esgoto depois que ele sai da sua casa? Essa pergunta não costuma ser muito frequente, afinal, após a torneira ser fechada e a descarga acionada, tudo parece estar resolvido. Mas o que muita gente não sabe é que essas ações são só o início de um grande e importante processo.

 

O saneamento básico compreende vários serviços, dentre os quais o esgotamento sanitário doméstico, trabalho que a Águas Cuiabá, do Grupo Iguá, realiza na capital mato-grossense. Essencial à qualidade de vida e saúde da população, ele é sinônimo de preservação ambiental e compreende etapas que vão da porta de casa até à destinação final.

 

O esgoto doméstico é composto de dejetos (urinas e fezes), água do chuveiro, da pia da cozinha e da lavanderia. Após o descarte, esse material é coletado e transportado por meio de tubulações até uma estação elevatória, onde é bombeado rumo à uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Quando o relevo permite, o trajeto pode ser feito por gravidade.

 

“A destinação correta desse tipo de resíduo é fundamental não só para a saúde pública, diminuindo a incidência de doenças relacionadas à falta de saneamento básico, mas também à preservação do meio ambiente e à valorização imobiliária. Uma cidade que possui coleta e tratamento de esgoto, geralmente, é a que apresenta melhores condições de vida para sua população”, afirma Kenon Oliveira, gerente de tratamento da Águas Cuiabá.


 

Ao chegar na estação de tratamento, o esgoto passa por três etapas até ser tratado. O objetivo é fazer a descontaminação, reduzindo a carga orgânica e bacteriana do efluente para que ele, então, possa ser devolvido à natureza. “A primeira etapa do tratamento é denominada preliminar, quando os chamados sólidos ‘grosseiros’ são retirados, como papel higiênico, fraldas, areia, fios de cabelos, entre outros elementos descartados indevidamente pelo vaso sanitário e ralos.”

 

O tratamento secundário é a próxima etapa do processo, na qual a matéria orgânica é removida do efluente por meio de reações químicas e biológicas com participação ativa de diversos tipos de microrganismos. Nesta fase, há possibilidade de utilização de alguns métodos diferentes. Um exemplo é o tanque de aeração seguido de decantador, onde é injetado oxigênio para auxiliar na decomposição e, em seguida, o material é decantado para a separação do efluente tratado do lodo.

 

Outra opção são as lagoas de estabilização, constituídas de forma simples, onde o esgoto entra em uma extremidade, a matéria orgânica é retida e a água sai no lado oposto. Há, ainda, os reatores anaeróbios, utilizados em processos primários para estabilizar a matéria orgânica inicial.


 

Na terceira e última etapa é realizado o tratamento final, por meio de desinfecção por produto químico (hipoclorito de sódio) ou raios UV. “Ao término desta fase, seguindo padrões e parâmetros necessários, levando em consideração a eficiência na decomposição, o efluente é transportado por tubulações para sua destinação final, onde é devolvido, purificado, aos córregos ou rios”, explica.

 

Atualmente, Cuiabá conta com 14 ETEs em operação: Dom Aquino, Tijucal, Ribeirão do Lipa, Lagoa Encantada, Atalaia, Vila Real, Florais, Ilza Picolli, Morada do Ouro, São Carlos, Itália, Nova Canaã, Ribeirão Baú e Esperança. Só no ano de 2021, a Águas Cuiabá tratou 32,951 bilhões de litros de esgoto na capital, evitando que mais de 14 mil toneladas de carga poluidora fossem descartadas incorretamente.


 

CONEXÃO À REDE – À medida que a Águas Cuiabá finaliza as obras de implantação de coletoras de esgoto, é essencial que os moradores se conectem à rede pública. A ligação e as adaptações internas da residência são de responsabilidade dos clientes. A concessionária disponibiliza orientações de como fazer a conexão por meio da cartilha (a seguir) e do vídeo disponível no Youtube.

 


A concessionária disponibiliza também seus canais de atendimento para esclarecer eventuais dúvidas sobre o processo: Callcenter 0800 646 6115 e o WhatsApp (65) 99276 6008 .

NEM TUDO CABE NO ESGOTO - Saiba o que pode ser descartado pela rede coletora de esgoto na cartilha do saneamento.


 

VOCÊ SABIA? – Além da coleta e do tratamento do esgoto, o saneamento básico perpassa por outros serviços públicos: tratamento e distribuição de água potável, drenagem urbana das águas pluviais, coleta e destinação correta dos resíduos sólidos. Na capital mato-grossense, a concessionária Águas Cuiabá é responsável por dois deles: abastecimento de água e esgotamento sanitário.



Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende a 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente a Iguá Saneamento, companhia que está presente em 39 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, "ig" quer dizer água. www.igua.com.br.

voltar