Esgoto percorre três etapas até à purificação | Águas Cuiabá

Notícias

Esgoto percorre três etapas até à purificação

Esgoto percorre três etapas até à purificação

14 de fevereiro de 2022

Você sabe o que acontece com o esgoto depois que ele sai da sua casa? Essa pergunta não costuma ser muito frequente, afinal, após a torneira ser fechada e a descarga acionada, tudo parece estar resolvido. Mas o que muita gente não sabe é que essas ações são só o início de um grande e importante processo.

 

O saneamento básico compreende vários serviços, dentre os quais o esgotamento sanitário doméstico, trabalho que a Águas Cuiabá, do Grupo Iguá, realiza na capital mato-grossense. Essencial à qualidade de vida e saúde da população, ele é sinônimo de preservação ambiental e compreende etapas que vão da porta de casa até à destinação final.

 

O esgoto doméstico é composto de dejetos (urinas e fezes), água do chuveiro, da pia da cozinha e da lavanderia. Após o descarte, esse material é coletado e transportado por meio de tubulações até uma estação elevatória, onde é bombeado rumo à uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Quando o relevo permite, o trajeto pode ser feito por gravidade.

 

“A destinação correta desse tipo de resíduo é fundamental não só para a saúde pública, diminuindo a incidência de doenças relacionadas à falta de saneamento básico, mas também à preservação do meio ambiente e à valorização imobiliária. Uma cidade que possui coleta e tratamento de esgoto, geralmente, é a que apresenta melhores condições de vida para sua população”, afirma Kenon Oliveira, gerente de tratamento da Águas Cuiabá.