Notícias / Releases

Ação de limpeza nas lagoas de Jacarepaguá começa hoje

Ação de limpeza nas lagoas de Jacarepaguá começa hoje

22 de December de 2021

Acontece hoje uma grande ação de limpeza nas lagoas de Jacarepaguá
Bom Dia Rio - TV Globo

Uma boa notícia: A limpeza do Complexo Lagunar que envolve as lagoas da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, perto do Rio 2, já começou. Só para ter uma ideia, em um trecho de 100 metros de mangue, foram recolhidas cerca de quinze toneladas de lixo, composto por muito material plástico, potes, garrafas, brinquedos, fraldas descartáveis, objetos de decoração e uso pessoal, restos de ventilador, cadeira, sofá e caixotes de madeira.

A Iguá, concessionária de água e esgoto aqui da região da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá deu início ao processo de despoluição destas lagoas, cercando a Lagoa do Camorim, em alguns trechos, para proteção e limpeza, e recolhendo mudas da vegetação nativa que, ao longo de 2022, vão ser plantadas. Serão cerca de cinquenta mil mudas neste corredor ecológico entre o maciço da Tijuca e a Pedra Branca. Muitas espécies, por exemplo, migram através deste trecho do Complexo lagunar.

A empresa de saneamento vai acompanhar também o tratamento de esgoto em diversos bairros por ela atendidos, como no caso dos diversos sub bairros de Jacarepaguá e região da Barra da Tijuca.

Aliás, esse trabalho de recuperação ambiental do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá requer muita paciência e será feito aos poucos, sobretudo com o tratamento de esgoto e o recolhimento de lixo nessas lagoas.

Link de acesso: https://globoplay.globo.com/v/10149509/programa/?s=0s

voltar