Informações para você

- Quantas pessoas a Iguá vai atender? 

Cerca de 1,2 milhão de pessoas.


- Qual é a área de atuação da Iguá no Rio? 

Na capital fluminense, vamos atender a região da Barra e Jacarepaguá que compreende os bairros da Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia (Jacarepaguá), Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e imediações. No Estado do Rio, o atendimento será feito aos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes. 


- A Iguá terá quantos colaboradores em sua operação no Rio?

700 colaboradores diretos.


- Quantos empregos serão gerados?

700 empregos diretos. Ao longo da execução das obras, após a fase de projetos e licenciamento, esse número ampliará a contratação das empresas terceirizadas que executarão as obras de melhorias e expansão. 

 

- Como está sendo feito o recadastramento de clientes? 

O recadastramento está sendo feito gradativamente em nossos sistemas, com atualização de contatos e outros dados. Também há canais de atendimento digitalizados para que nossos clientes possam atualizar o cadastro, garantindo assim maior agilidade e segurança no momento de solicitações de serviços.


- Onde estão localizadas as lojas da Iguá?

Estamos presentes nos mesmos endereços das lojas que eram administradas pela CEDAE, tanto na capital como no Estado do Rio.

Barra da Tijuca: Avenida Ayrton Senna, 1791 (ETE Barra).

Jacarepaguá: Rua Henriqueta 107, Tanque.

Miguel Pereira: Rua Zeni Esteves 25, São Judas Tadeu.

Paty do Alferes: Rua Dr. Peralta, 773, Centro.


- Quais são os canais de atendimento aos clientes?

Rio de Janeiro - 0800 400 0509

Paty do Alferes - 0800 400 0510

Miguel Pereira - 0800 400 0511


Os acessos podem ser feitos por telefone, via web ou whatsapp.


- Que outras inovações estão sendo feitas nos serviços direcionados aos clientes?

A operação no Rio de Janeiro já nasce digital. Temos canais digitalizados que funcionam 24 horas durante os sete dias da semana e os acessos via Web e Whatsapp podem ser usados para resolver questões relacionadas à emissão de segunda via e principais dúvidas. Também há o atendimento por telefone de forma gratuita (0800). 


Em relação ao atendimento em nossas lojas, existe um sistema de senha que possibilita acompanhamento da estimativa do tempo de espera e um canal de arrecadação que possibilita o uso de cartão de crédito ou débito. Para promover maior facilidade aos nossos clientes, também temos o aplicativo Digi Iguá para acompanhamento de faturas e pagamento online.


Além disso, adotamos o Net Promoter Score (NPS), uma metodologia de análise da satisfação de clientes que funciona da seguinte forma: os clientes com cadastro atualizado que possuam e-mail ou telefone para envio de SMS receberão pesquisas de satisfação periódicas, de forma simples e direta, para que possamos garantir a melhoria contínua de nossos serviços. 

Parada programada: limpeza dos reservatórios Fruto do Mato e Suíça Carioca 2 - 23/05 (9h30)

 

A Iguá informa que, na próxima quarta-feira, dia 25, fará a limpeza dos reservatórios de água tratada Fruto do Mato e Suíça Carioca 2. Desta forma, o abastecimento em algumas localidades da Freguesia ficará comprometido nesta data, durante o dia, sendo normalizado gradativamente à noite. 

 

A concessionária lamenta quaisquer transtornos causados e reforça que, caso seja necessário, disponibilizará caminhões pipa para locais emergenciais como hospitais, clínicas e UPAs, entre outros. A companhia reitera ainda a necessidade do uso consciente da água nesse período e permanece à disposição dos clientes, por meio da Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).


Parada programada: manutenção preventiva na ETA Conrado (Miguel Pereira) - 16/05 (14h)


A Iguá informa que, na próxima semana, fará uma manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água de Conrado, em Miguel Pereira. O serviço será realizado a partir das 22h de terça-feira, dia 24, e finalizado às 6h de quarta-feira (25). Durante este período, o abastecimento no distrito de Conrado poderá ser impactado e o fornecimento de água será retomado gradativamente, conforme o tempo de pressurização da rede.


A concessionária lamenta quaisquer transtornos causados e reforça que, caso seja necessário, disponibilizará caminhões pipa para locais emergenciais como hospitais, clínicas e UPAs, entre outros. A companhia reitera ainda a necessidade do uso consciente da água nesse período e permanece à disposição dos clientes, por meio da Central de Atendimento no número 0800 400 0511 (telefone e WhatsApp).


Parada programada: manutenção preventiva na ETA Avelar (Paty do Alferes) - 16/05 (14h) 


A Iguá informa que, na próxima semana, fará uma manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água de Avelar, em Paty do Alferes. O serviço será realizado a partir das 22h de segunda-feira, dia 23, e finalizado às 6h de terça-feira (24). Durante este período, o abastecimento no distrito de Avelar poderá ser impactado e o fornecimento de água será retomado gradativamente, conforme o tempo de pressurização da rede.


A concessionária lamenta quaisquer transtornos causados e reforça que, caso seja necessário, disponibilizará caminhões pipa para locais emergenciais como hospitais, clínicas e UPAs, entre outros. A companhia reitera ainda a necessidade do uso consciente da água nesse período e permanece à disposição dos clientes, por meio da Central de Atendimento no número 0800 400 0510 (telefone e WhatsApp).


Reparo na rede de distribuição pode causar impactos no abastecimento de água - 13/05 (15h)


A Iguá informa que, em decorrência de um vazamento na rede de distribuição, o abastecimento em algumas localidades da Barra da Tijuca poderá sofrer impactos na tarde desta sexta-feira. Equipes técnicas da concessionária estão trabalhando para que o fornecimento de água seja normalizado durante à noite.


A Iguá lamenta os transtornos causados e se coloca à disposição por meio da Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).


Manutenção na rede de energia pode causar impactos no abastecimento de água - 12/05 (15h)


A Iguá informa que, na próxima segunda-feira, dia 16/05, o abastecimento de algumas localidades do bairro do Itanhangá, na Barra da Tijuca, poderá sofrer impactos, a partir das 13h, decorrentes de uma manutenção preventiva na rede de energia pela concessionária Light. A recuperação gradual do sistema será feita no final da tarde até a noite, conforme o tempo de pressurização da rede. 


A concessionária lamenta quaisquer transtornos causados e reforça que, caso seja necessário, disponibilizará caminhões pipa para locais emergenciais como hospitais, clínicas e UPA’s, entre outros. A companhia reitera ainda a necessidade do uso consciente da água nesse período e permanece à disposição dos clientes, por meio da Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).


Parada programada: limpeza de reservatórios no sistema de abastecimento - 06/05 (14h)


A Iguá informa que, na próxima semana, irá realizar a limpeza de reservatórios no sistema de abastecimento, o que poderá ocasionar impactos em áreas abastecidas por essas estruturas. As ações serão realizadas conforme o cronograma descrito abaixo: 

10/5 – Reservatório Tirol, com impactos na comunidade do Tirol (Freguesia), e Reservatório Joatinga, com impactos no bairro do Joá;

11/5 – Reservatório Santa Maria, com impactos em parte da Taquara, e Reservatório Jordão, com impactos em parte do Tanque;

13/5 – Reservatório Suiça Carioca, com impactos em parte da Freguesia.


Tais impactos no sistema de abastecimento de água poderão ser percebidos somente nos locais atendidos pelos reservatórios, ao longo do dia da limpeza. O reabastecimento será retomado gradativamente durante a noite, conforme o tempo de pressurização da rede.

 

A concessionária lamenta quaisquer transtornos causados e reforça que, caso seja necessário, disponibilizará caminhões pipa para locais emergenciais como hospitais, clínicas e UPAs, entre outros. A companhia reitera ainda a necessidade do uso consciente da água nesse período e permanece à disposição dos clientes, por meio da Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).


Reparo emergencial em adutora de água tratada - 27/04 (17h)


A Iguá informa que, em função da necessidade de reparo emergencial para conter um vazamento em adutora de água tratada, originado por ligação irregular de água (gato), dará início a ações para a despressurização parcial do sistema de distribuição de água na manhã desta quinta-feira (28/4). O abastecimento na região poderá ser comprometido ao longo do dia. O fornecimento de água será normalizado gradativamente, conforme o tempo necessário para a pressurização da rede.  


A concessionária lamenta quaisquer transtornos causados e reforça que, caso seja necessário, disponibilizará caminhões pipa para locais emergenciais como hospitais, clínicas e UPAs, entre outros. A companhia reitera ainda a necessidade do uso consciente da água nesse período e permanece à disposição dos clientes, por meio da Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).


Falta de energia na Estação de Tratamento de Água do Guandu - 05/04 (19h)


A Iguá informa que, devido à queda de energia na ETA Guandu, operada pela CEDAE, ocorrida na tarde de hoje (5/4), o sistema de fornecimento de água foi impactado em algumas regiões mais altas da cidade, como nos bairros de Jacarepaguá, Freguesia e Pechincha.


A energia já foi estabelecida, mas em função do tempo em que a produção de água ficou parada, poderá ocorrer desabastecimento em alguns pontos. A previsão é que o sistema esteja normalizado até a tarde de amanhã, quarta-feira (6/4). 


A Iguá lamenta o transtorno e pede aos moradores que façam uso consciente da água. A concessionária se coloca à disposição por meio da Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).


Manutenção emergencial na captação de água devido às fortes chuvas - 02/04 (22h)


A Iguá informa que, em decorrência das fortes chuvas deste sábado (02), no Distrito de Conrado, município de Miguel Pereira, o fornecimento de água em algumas localidades ficou comprometido. A companhia ressalta que suas equipes já se mobilizaram para realização da manutenção necessária.


Finalizado o trabalho, o abastecimento retornará à normalidade gradativamente a partir das 08h do mesmo dia, conforme o tempo de pressurização da rede.


A Iguá lamenta o transtorno e solicita a todos que adotem práticas de consumo consciente de água, evitando o desperdício. Mais informações podem ser obtidas com a nossa equipe de atendimento ao cliente pelo 0800 400 0511.


Fortes chuvas afetam Estação Alto Recalque do Guandu - 02/04 (12h)


A Iguá informa que, em decorrência da forte chuva das últimas 24 horas, a casa de bombas da elevatória de água tratada Alto Recalque do Guandu (ARG), sob a responsabilidade da Cedae, foi inundada, provocando a paralisação inesperada da Estação de Elevatória de Água e, consequentemente, redução de vazão nos sistemas de abastecimento. A ARG é responsável pelo fornecimento de água de parte da região metropolitana do Rio de Janeiro. 


Conforme informado pela Cedae, as equipes operacionais já estão trabalhando no local e a previsão é que os reparos sejam realizados no período de 02 a 08 de abril. Até que isto ocorra em sua totalidade, poderá haver interrupção no abastecimento de algumas localidades, motivo pelo qual a concessionária seguirá disponibilizando caminhões-pipa para abastecer locais prioritários da região (hospitais, clínicas, UPAs e outros).


Com a finalização dos reparos, a Estação Elevatória Alto Racalque Guandu (ARG) voltará a operar e o abastecimento aos bairros atendidos pela Iguá será normalizado, de acordo com a pressurização da rede.


A Iguá lamenta o transtorno e solicita a todos que adotem práticas de consumo consciente de água, evitando o desperdício. Mais informações podem ser obtidas com a nossa equipe de atendimento ao cliente pelo 0800 400 0509.



Manutenção em Estação Elevatória de Água Tratada na Praça Seca - 27/3 (8h)


A Iguá informa que, em decorrência de uma manutenção corretiva emergencial na Estação Elevatória de Água Tratada Albano, parte dos moradores do bairro Praça Seca poderão ter o abastecimento interrompido temporariamente.

 

As equipes de manutenção da concessionária já estão trabalhando para que o problema seja solucionado e, tão logo concluído, o fornecimento de água retornará gradativamente, conforme o tempo de pressurização da rede. Considerando o risco de desabastecimento, a companhia pede que a população faça uso consciente da água nesse período.


A Iguá entende os transtornos e reitera que está trabalhando para o restabelecimento da distribuição de água o mais breve possível. Os clientes podem entrar em contato diretamente pela Central de Atendimento 24h no número 0800 400 0509, por telefone ou Whatsapp.



Rompimento de fibra ótica interrompe comunicação nas Centrais de Atendimento da Iguá no Rio de Janeiro - 23/03 (11h)


A Iguá informa que, devido a problemas técnicos causados pelo rompimento de fibra ótica, as Centrais de Atendimento da concessionária na cidade do Rio de Janeiro e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, operam com instabilidade desde às 9h do dia de hoje (23/03). O serviço será normalizado até às 16h. 


A Iguá lamenta os transtornos causados e reitera que permanece à disposição nos números 0800 400 0509 (Rio de Janeiro), 0800 400 0510 (Paty do Alferes) e 0800 400 0511 (Miguel Pereira), por telefone ou Whatsapp.


Fortes chuvas impactam no sistema de captação de Água em Paty do Alferes e Miguel Pereira - 21/03 (8h30)


A Iguá informa que, em decorrência das fortes chuvas que incidiram nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, na noite de ontem (20/3), o sistema de captação de água foi impactado e, consequentemente, o abastecimento para a região. Além disso, está ocorrendo intermitência no fornecimento de energia, o que prejudica o funcionamento do bombeamento de água.


As equipes da concessionária estão trabalhando para solucionar os problemas apresentados e a Light já está ciente da falta de energia. Considerando o risco de desabastecimento nos municípios, a companhia pede o uso consciente da água nesse período.


A Iguá lamenta os transtornos causados e reitera que está trabalhando para o restabelecimento da distribuição de água o mais breve possível. A concessionária permanece 24 horas à disposição pela Central de Atendimento nos números 0800 400 0510 (Paty do Alferes) e 0800 400 0511 (Miguel Pereira), por telefone ou Whatsapp.


Abastecimento da região da Tirol (Jacarepaguá) - 18/03 (21h)


A Iguá informa que as áreas mais elevadas e de baixa pressão, onde se localiza a rua Tirol e entorno, em Jacarepaguá, são historicamente mais afetadas em períodos prolongados de alto consumo. A companhia já tem previsto nos seus planos de investimentos ações de médio e longo prazos que visam estabilizar a operação na região.  


A concessionária, de forma transparente, vem informando as lideranças comunitárias sobre os desafios. Equipes técnicas têm monitorado a área e concentrado esforços para avaliar alternativas que contribuam para minimizar os impactos dessa situação. De imediato, a empresa intensificou a disponibilidade de carros pipa no local.


A Iguá lamenta quaisquer transtornos causados, reitera seu compromisso com os seus clientes e permanece à disposição pela Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).


Falta de energia na Estação Elevatória de Água Reunião, no Tanque - 18/03 (8h)


A Iguá informa que, em decorrência de uma falta de energia nas instalações da Estação Elevatória de Água Reunião, a região dos bairros do Tanque e da Praça Seca poderão ter o abastecimento interrompido temporariamente.

 

Nossas equipes já entraram em contato com a Light para que a energia elétrica seja restabelecida e aguardam uma solução da concessionária. A previsão é que, caso a energia retome ainda na parte da manhã, o fornecimento de água retorne gradativamente até a noite desta sexta-feira (18), conforme tempo de pressurização da rede.


A Iguá lamenta os transtornos causados e reitera que está trabalhando para o restabelecimento da distribuição de água o mais breve possível. O cliente pode entrar em contato diretamente pela Central de Atendimento 24h no número 0800 400 0509, por telefone ou Whatsapp.


Reparo na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso - 16/03 (10h)


A Iguá informa que, desde fevereiro, quando assumiu a operação plena, está realizando intervenções corretivas na rede de esgoto devido às suas condições, somado a instabilidade do solo e movimentação dos veículos na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, na Barra da Tijuca.


No domingo, dia 13/3, a concessionária esteve no local, na altura do número 406, e, hoje, dia 16/3, a equipe técnica operacional da concessionária deu início a um reparo emergencial na Estação Elevatória de Esgoto. No mês passado, também foram identificados pontos de rompimento da rede coletora de esgoto na avenida, sendo necessária a substituição da tubulação nesses trechos, e as manutenções corretivas foram realizadas e concluídas.


Falta de energia na Estação Elevatória do Lameirão operada pela Cedae afeta abastecimento de água no Rio de Janeiro - 12/03 (11h)


A Iguá informa que, devido à queda de energia nas redes de energia elétrica da Estação Elevatória do Lameirão, operada pela CEDAE, na madrugada de hoje (12/3), o sistema de fornecimento de água foi impactado e, consequentemente, afetou o fornecimento a algumas regiões do Rio de Janeiro, inclusive o abastecimento de localidades na área de atuação da concessionária como Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá.  


A energia já foi restabelecida, mas o fornecimento de água será retomado de forma gradativa, podendo haver desabastecimento em algumas regiões de operação da Iguá. Ainda não é possível dimensionar o real impacto, mas a concessionária está tomando as medidas necessárias para restabelecer o sistema o mais breve possível. 


A Iguá lamenta quaisquer transtornos causados e reforça que, caso seja necessário, disponibilizará carros pipa para locais emergenciais como hospitais, clínicas, UPAs e outros. A companhia reitera ainda a necessidade do uso consciente da água nesse período. O contato pode ser feito diretamente pela Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).


Equipes continuam trabalho de melhorias nas redes de abastecimento da Ilha da Gigoia - 19/02 (13h)


A Iguá comunica que suas equipes continuam os trabalhos de melhorias nas redes de distribuição de água na Ilha da Gigoia. Durante os reparos emergenciais de ontem (18), foi identificada uma avaria na rede subaquática que abastece a localidade.


As equipes de manutenção da concessionária estão no local buscando viabilizar uma solução provisória no abastecimento às residências, enquanto os técnicos da companhia planejam o reparo da rede subaquática para execução segura.


A Iguá lamenta os transtornos e reitera que está trabalhando para que haja normalização do sistema. Clientes podem entrar em contato pela Central de Atendimento: 0800 400 0509.


Fortes chuvas causam falta de energia e interrompem o abastecimento em Paty do Alferes - 18/2 (7h20)


A Iguá informa que em decorrência da falta de energia causada pelas fortes chuvas, na noite de ontem (17), no município de Paty do Alferes, a produção do sistema de tratamento de água foi impactada. 


Nossas equipes já entraram em contato com a concessionária de energia e estão aguardando que a questão seja solucionada, para que possa atuar no restabelecimento do fornecimento de água. 


A Iguá lamenta os transtornos e reitera que está trabalhando para o restabelecimento da distribuição de água o mais breve possível. O cliente pode entrar em contato diretamente pela Central de Atendimento 24h no número 0800 400 0510, por telefone ou Whatsapp.


Reparo emergencial na região do Camorim - 17/02 (15h)


A Iguá informa que houve uma queda na pressão da rede de abastecimento de água da região de Camorim, Vargem Grande, Vargem Pequena e Curicica, a partir da noite de ontem (16), devido ao rompimento de uma tubulação importante, na Estrada dos Bandeirantes, causada por obras de terceiros.


Nossas equipes já estão atuando no reparo para que o apontamento seja solucionado e o restabelecimento do fornecimento de água seja normalizado. O morador pode entrar em contato diretamente pela Central de Atendimento 24h no número 0800 400 0509, por telefone ou Whatsapp.


Baixa pressão no fornecimento de água da Ilha da Gigoia - 17/02 (9h)


A Iguá informa que para realizar, durante o final de semana, o reparo emergencial na adutora localizada na Cidade de Deus, foi necessário interromper o sistema de abastecimento de água por completo. 


O restabelecimento do fornecimento de água é gradativo e percebemos um tempo maior de recuperação do sistema do que o originalmente previsto. Por isso, algumas localidades atendidas pela concessionária ainda sentem os impactos.  


Em relação à Ilha da Gigoia, a localidade se encontra em final de linha, em área de baixa pressão, o que aumenta a dificuldade do restabelecimento da água até que todo o sistema se normalize. 


Dessa forma, foi programada e realizada uma manobra adicional nesta madrugada visando aumentar a pressão e melhorar o abastecimento na Ilha da Gigoia e no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. 


Os técnicos da companhia supervisionaram essa manobra e observaram, durante a madrugada, a chegada de água na ilha. No entanto, ainda existe instabilidade e baixa pressão em toda a rede, impactando a chegada da água em determinados pontos e exigindo atenção de nossa parte. 


A Iguá lamenta os transtornos causados e reitera que segue trabalhando para a normalização do abastecimento. O contato pode ser feito diretamente pela Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).


Falta de energia na Estação Elevatória de Água Tratada do Tanque - 15/02 (14h)


A Iguá informa que, devido à queda de uma árvore, na noite de ontem (15), nas redes de energia elétrica da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), localizada no bairro Tanque, a operação da unidade foi impactada e, consequentemente, o abastecimento às regiões do Pechincha, Tanque e partes da Freguesia e Taquara.


O reparo da estrutura danificada foi concluído pelas equipes da Light, na manhã desta quarta-feira (16). A previsão é que o fornecimento de água retorne à normalidade durante a madrugada de quinta-feira (17), conforme tempo de pressurização da rede, medida necessária para preservar as tubulações.


A Iguá lamenta quaisquer transtornos causados e reitera a necessidade do uso consciente da água nesse período. O contato pode ser feito diretamente pela Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).


Reparo finalizado em adutora da Cidade de Deus - 13/02 (14h) 


A Iguá informa que o reparo na adutora, localizada à Rua Marechal Miguel Salazar, na Cidade de Deus, foi finalizado na tarde de hoje (13/2) e a previsão para o restabelecimento do início da distribuição gradativa da água será a partir das 20h de hoje. 


Até que isto ocorra em sua totalidade, poderá haver interrupção no abastecimento em algumas localidades, motivo pelo qual a concessionária seguirá disponibilizando caminhões-pipa para abastecer locais prioritários da região (hospitais, clínicas, UPAs e outros).


A companhia reitera a necessidade de uso consciente da água nesse período, e se coloca à disposição pela Central de Atendimento 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).


Reparo em adutora da Cidade de Deus - 13/02 (10h40)


A Iguá informa que o reparo na adutora, localizada à Rua Marechal Miguel Salazar, na Cidade de Deus, está previsto para ser finalizado na tarde de hoje (13/02) e a previsão para restabelecimento do inicio da distribuição gradativa da água será a partir das 20h de hoje.


Até que isto ocorra em sua totalidade, poderá haver interrupção no abastecimento de algumas localidades, motivo pelo qual a concessionária seguirá disponibilizando caminhões-pipa para abastecer locais prioritários da região (hospitais, clínicas, UPAs e outros). 


A companhia reitera a necessidade de uso consciente da água nesse período, e se coloca à disposição pela Central de Atendimento pelo número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).

Direitos dos usuários


  • Ter as redes de abastecimento de água e de esgotamento sanitário disponíveis para que seja possível realizar a conexão aos sistemas;
  • Receber, em condições adequadas, os serviços de água e esgoto;
  • Receber as faturas com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis em relação ao respectivo vencimento;
  • Ter disponível para escolha uma data, entre pelo menos 6 (seis) opções sugeridas pela Iguá, para o vencimento da fatura;
  • Tomar conhecimento, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias corridos, sobre as alterações no valor das tarifas;
  • Receber da Iguá as informações necessárias para a utilização dos serviços de água e esgoto; 
  • Ser informado com antecedência de, no mínimo, 48 (quarenta e oito) horas, a respeito de interrupções programadas dos serviços de água e esgoto;
  • Receber as informações necessárias para a defesa dos interesses individuais ou coletivos; 
  • Receber Carta de Serviços, nos termos do art. 7º, da Lei federal nº 13.460/2017;
  • Ter disponibilizado serviço de ouvidoria, nos termos dos arts. 13 a 16, da Lei federal nº 13.460/2017; 
  • Ter acesso ao procedimento para avaliação continuada dos serviços de água e esgoto, nos termos do art. 23 da Lei federal nº 13.460/2017; 
  • Ter os seus dados protegidos, nos termos da Lei federal nº 13.709/2018.

Deveres dos Usuários


  • Utilizar os serviços de água e esgoto de forma racional, evitando os desperdícios e colaborando com a preservação dos recursos naturais; 
  • Prestar as informações necessárias para que os serviços possam ser oferecidos de forma adequada, responsabilizando-se por qualquer incorreção ou omissão; 
  • Contribuir para a permanência das boas condições dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da área da concessão e dos demais bens públicos que são, de alguma forma, afetados pela prestação dos serviços de saneamento; 
  • Realizar a conexão aos sistema de água e esgoto, em prazo não superior a 30 (trinta) dias da data de recebimento da notificação pela Iguá, sobre a disponibilização das redes públicas de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário, e, após esse prazo, permitir que a concessionária realize as ações necessárias nos imóveis ocupados para viabilizar a conexão às redes públicas de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário, sem prejuízo da cobrança pela Iguá dos custos incorridos com a realização de tal conexão e da aplicação das penalidades cabíveis, nos termos do artigo 45 da Lei Federal n° 11.445, de 05 de janeiro de 2007; 
  • Pagar pontualmente as tarifas, os serviços prestados e eventuais multas cobradas pela Iguá, sendo certo que o pagamento pontual das tarifas é devido também pelos usuários para os quais os serviços de água e esgoto estejam disponíveis, entendida tal disponibilidade como a existência de rede instalada coletora de esgotos ou de fornecimento de água apta a realizar a prestação dos serviços pela concessionária; 
  • Não manipular indevidamente qualquer tubulação, medidor ou outra instalação relativa aos serviços de água e esgoto; 
  • Permitir o acesso dos funcionários da Iguá, desde que devidamente identificados, aos medidores de consumo de água (hidrômetro) e outros equipamentos dos sistemas de água e esgoto, conservando-os limpos, em locais acessíveis, seguros e asseados; 
  • Observar e cumprir as normas emitidas pelas autoridades competentes; 
  • Informar à Iguá sobre qualquer alteração cadastral do imóvel, no que se refere aos serviços de água e esgoto; 
  • Consultar a Iguá, anteriormente à instalação de tubulações internas, quanto ao local do ponto de distribuição de água e de coleta de esgoto; 
  • Atender às exigências da Iguá quanto à realização de pré-tratamento de efluentes de esgoto, quando esses forem incompatíveis com o sistema de esgotamento sanitário;
  • Permitir a instalação e o acesso aos medidores de água e de esgoto pela Iguá; 
  • Permitir o ingresso da Iguá na residência ou estabelecimento para que seja feito o encerramento de poços e fontes alternativas de água, nas localidades da área da concessão, onde houver sistema público de abastecimento de água disponível e/ou quando tais poços e fontes estiverem em desacordo com a legislação aplicável;
  • Permitir o ingresso da Iguá na residência ou estabelecimento para que seja feita a instalação das ligações intradomiciliares dos imóveis de categoria exclusivamente residencial subsidiada, ou seja, beneficiados pela tarifa social;
  • Efetuar a ligação intradomiciliar de água e esgoto, quando houver a disponibilização da infraestrutura pela Iguá;
  • Levar ao conhecimento da Iguá, da AGENERSA ou do Estado as irregularidades de que venham a ter conhecimento, referentes à concessão.


Na Iguá, a conta traz as informações completas sobre o consumo da residência, os dados registrados no hidrômetro no momento da leitura, o vencimento da fatura, características da água e diversos dados importantes, como mostra a ilustração abaixo. 




O Contrato de Concessão determina as tarifas diferenciadas A e B para o Bloco 2, de acordo com a localidade (bairros e municípios), e as especificações 1, 2 e 3 estão associadas às categorias, seguindo a estruturação tarifária abaixo.


Tarifa A - Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardência Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Praça Seca, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena.


Tarifa B - Miguel Pereira e Paty do Alferes


Tarifa 1, 2 e 3:

Tarifa 1: Categoria Pública Estadual e Categoria Domiciliar dentro do consumo mínimo 

Tarifas 2 e 3: demais categorias


Tarifa Social: Considera 1 economia e cobrança de 30 dias.

Valor de conta para Unidade Predial atendida com cobrança de água: R$ 20,26. A cobrança de esgoto é equivalente: R$ 20,26.