Notícias / Releases
Com foco na gestão sustentável da água, Iguá marca presença no FITS ÁGUA 2022
20 de julho de 2022
Debater inovação e tecnologia em sustentabilidade com ações voltadas para a gestão da água, baseadas na Agenda 2030 da ONU. Esse foi o objetivo da participação da Iguá no FITS Água 2022 | Fórum Global de Inovação e Tecnologia que ocorreu no auditório da Fecomércio RJ, no Rio de Janeiro. Ao longo de dois dias, especialistas do governo, acadêmicos, do setor privado e sociedade civil partilharam experiências sobre o uso da água no Estado do Rio e no Brasil, em consonância às práticas e experiências internacionais.
No painel “O Cenário de Saneamento no Estado do Rio de Janeiro após a concessão”, dedicado à atuação das concessionárias de água do estado, o diretor-geral da Iguá no Rio de Janeiro, Eduardo Dantas, destacou a importância dos investimentos para a transformação da gestão dos serviços de água e esgoto que visam práticas mais sustentáveis e a preservação do meio ambiente. Dantas também comentou sobre o papel da população e das ações socioeducativas que vêm sendo realizadas pela empresa.
Na ocasião, os participantes também puderam conhecer mais sobre os principais investimentos da Iguá voltados à área de atuação, como os Coletores de Tempo Seco (CTS) e os programas que visam a recuperação do Complexo Lagunar de Jacarepaguá.
“Em cinco meses a companhia já conseguiu implementar melhorias que, com a mesma população atendida, aumentaram em 20% a vazão na Estação de Tratamento de Esgoto da Barra da Tijuca, o que significa mais tratamento de esgoto e preservação do meio ambiente. A companhia tem uma visão clara de que todos os esforços são necessários para implementar as mudanças para a transformação do saneamento. Dia após dia reforçamos nosso compromisso que é levar água, saúde e mais dignidade à população”, declara Eduardo Dantas, diretor-geral da Iguá Rio de Janeiro.
FITS - Desde 2018, o Fórum Global em Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade tem contemplado, entre outros assuntos, a água, o saneamento, energias renováveis e o clima. Em continuidade a tal abordagem, pautada com destaque nos ODS 6 e 7, em 2022, o FITS lançou sua primeira edição temática sobre a água com foco na tecnologia, na inovação e na sustentabilidade ambiental, econômica e social que envolve, como consequência, as oportunidades e a qualidade de vida que proporcionam à sociedade.
Sobre a operação da Iguá no Rio de Janeiro
Por meio de contrato de concessão de 35 anos, a Iguá assumiu, em fevereiro de 2022, a operação plena dos serviços de água e esgoto na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense. Mais de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas. Na capital, a captação e o tratamento da água, produzida na Estação de Tratamento de Água do Guandu, ficará por conta da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE). No Estado, em Miguel Pereira e Paty do Alferes, a empresa cuida do ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como os serviços de esgotamento sanitário. Entre os objetivos da concessão estão o aumento da coleta e tratamento de esgoto já existentes e ampliação do acesso à água potável, promovendo melhorias na qualidade de vida da população por meio da universalização do acesso ao saneamento básico, que é tão essencial.