--}}

Notícias / Releases

Comunicado Oficial sobre a situação no Bosque da Barra

Comunicado Oficial sobre a situação no Bosque da Barra

11 de outubro de 2024

A Iguá informa que realiza uma obra de modernização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca, que é fundamental para aumentar em 50% a capacidade de tratamento da unidade e beneficiar mais de 1 milhão de pessoas na Zona Oeste do Rio de Janeiro e o meio ambiente. A Iguá obteve as devidas licenças para a execução do projeto. O rebaixamento do lençol freático é uma atividade necessária em uma das etapas da obra e comum em obras com as mesmas características.


No mês de julho, a Iguá foi chamada pela administração do Parque do Bosque da Barra e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC), preocupadas com a diminuição do nível da água de uma das áreas alagadas do parque. A concessionária então paralisou o rebaixamento do lençol freático e adotou todas as medidas ajustadas com os órgãos ambientais para, só então, dar continuidade ao processo. Desde então, a empresa mantém um monitoramento constante do lençol freático na área das obras e adotou a solução de recirculação, na qual toda a água retirada é devolvida em uma área do Parque, respeitando todos os parâmetros ambientais estabelecidos.


Em outubro, com o agravamento da estiagem prolongada enfrentada por todo o estado do Rio de Janeiro e da diminuição do nível de água da área alagada em questão, o rebaixamento do lençol freático foi novamente paralisado a pedido da SMAC.


Não é possível correlacionar a obra da Iguá com a situação de seca da área alagada, que já ocorreu em outras ocasiões anteriores à concessão da empresa, especialmente nos períodos não chuvosos ou de estiagem.


Segundo dados do Alerta Rio, o mês de setembro foi o mais seco dos últimos 27 anos, o que agravou a situação dos corpos hídricos em toda a cidade, incluindo o Parque do Bosque da Barra. A Iguá lamenta o cenário e reafirma que não há qualquer ação técnica capaz de reverter a falta de chuvas necessárias para a recuperação natural dos corpos d’água. A empresa segue atuando em parceria com os órgãos competentes para mitigar os impactos e garantir a preservação dos recursos hídricos locais.


A companhia reforça que a obra de modernização da ETE Barra é essencial para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da região e para alcançar a meta estabelecida no contrato de concessão de 90% de cobertura de esgoto até 2033 nos 19 bairros atendidos pela concessionária na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Iguá continuará agindo com total transparência e responsabilidade para garantir o cumprimento de suas obrigações e a proteção do meio ambiente.

voltar