Notícias / Releases

Dia Mundial da Água: escolas de Miguel Pereira e Paty do Alferes recebem de estação de tratamento de água em aula interativa
27 de março de 2025
Rio de Janeiro, março de 2025 – Para celebrar o Dia Mundial da Água, as escolas estaduais Edmundo Peralta Bernardes e Carmem de Luca Andreiolo, em Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro Sul Fluminense, receberão uma maquete de estação de tratamento de água, de 2 metros de altura, em ação de conscientização pela importância do consumo consciente.
A ação ocorrerá nesta quinta-feira (20/03) em Miguel Pereira e na sexta-feira (21/03) em Paty do Alferes, sendo realizada pela Iguá, concessionária de saneamento que atende os municípios. Durante a ação, os influenciadores do perfil Explore Miguel Pereira também oferecerão um workshop sobre criação e edição de vídeo para rede social, a partir do conteúdo ensinado nas atividades.
A ação especial é voltada para a conscientização ambiental de cerca de 518 jovens estudantes do Ensino Médio, com idades entre 12 e 18 anos, utilizando uma abordagem lúdica e interativa para destacar a importância da preservação da água e do consumo sustentável.
A Mini ETA (Estação de Tratamento de Água) é uma estrutura em acrílico que permite aos estudantes acompanharem todas as etapas do tratamento da água de maneira prática e visual. A demonstração será conduzida por um operador de tratamento de água, que explicará o funcionamento do sistema e os benefícios da água tratada para a saúde e o meio ambiente.
De acordo com o Instituto Trata Brasil, 84,9% da população tem acesso à água tratada, mas ainda há mais de 33 milhões de brasileiros sem esse serviço essencial. Além disso, o consumo médio de água no país é de 148,2 litros por habitante ao dia, reforçando a necessidade de um uso mais consciente desse recurso.
Alunos se transformam em produtores de conteúdo sobre o tema
Para conectar o tema ao universo digital dos adolescentes, a Iguá promoverá um workshop de produção de vídeos para redes sociais, conduzido pelos influenciadores locais Larissa e Eldrin, do perfil Explore Miguel Pereira. Durante a atividade, os alunos aprenderão técnicas de criação de conteúdo e serão incentivados a produzir vídeos criativos sobre a benefícios da água potável e do uso responsável deste bem vital. Os vídeos desenvolvidos pelas turmas serão publicados nas redes da Iguá, estimulando a interação e o compartilhamento entre os estudantes. As turmas que alcançarem mais interações ganharão um passeio ao Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA).
"Acreditamos que a educação é o caminho para um futuro mais sustentável. Nosso objetivo com essa ação é despertar nos jovens a consciência sobre a importância da água tratada e do uso responsável desse recurso essencial. Queremos que eles se tornem multiplicadores dessa mensagem, influenciando suas famílias e comunidades a adotarem hábitos mais sustentáveis", afirma Leonardo Soares, diretor de Relações Institucionais da Iguá Rio.
Sobre a operação da Iguá no Rio de Janeiro
A partir de um contrato de concessão de 35 anos, a Iguá atende, desde 2022, a cerca de 1,2 milhão de pessoas na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense. Nos primeiros dois anos, os focos da companhia foram em eficiência operacional e qualidade de atendimento, com investimentos robustos em tecnologia e inovação.
Nos primeiros dois anos de operação, foram realizados aportes de mais de R$ 400 milhões no estado. Em 35 anos, as regiões atendidas pela concessionária receberão R$ 2,1 bilhões, que serão investidos em projetos desenvolvidos para promover melhora considerável na qualidade de vida da população. A Iguá tem o propósito de colaborar com a universalização do acesso a água e saneamento básico e trabalha todos os dias para entregar aos seus clientes um serviço de excelência, pautado pela transparência.
Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.