--}}

Notícias / Releases

Iguá assume o saneamento básico no Rio de Janeiro

Iguá assume o saneamento básico no Rio de Janeiro

07 de fevereiro de 2022

Hoje, dia 7 de fevereiro, um novo capítulo começa a ser escrito na história da Iguá, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil. Após seis meses de operação assistida junto à CEDAE, a Concessionária assume a operação plena dos serviços de água e esgoto na área do Bloco 2, referente à região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense. 

No escopo da concessão, mais de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas. A Iguá será responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto nos bairros da Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e imediações. A captação e o tratamento da água, produzida na Estação de Tratamento de Água do Guandu, ficará por conta da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE). Já em Miguel Pereira e Paty do Alferes, a empresa fará o ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como os serviços de esgotamento sanitário.

“A operação do Rio de Janeiro permite colocar em prática nossos diferenciais, com excelência e inovação na execução dos serviços de saneamento básico, encantamento dos clientes e sustentabilidade, pilares do nosso negócio. Chegamos com o propósito de levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para milhares de pessoas, trazendo a expertise da Iguá no setor e de ações bastante significativas nos seis estados do Brasil em que já atuamos. Nosso propósito é trabalhar para mudar a vida das comunidades, em conjunto com autoridades e a população”, destaca o CEO da Iguá, Carlos Brandão. 

Implantação de novas tecnologias 
A Iguá fará o monitoramento, em tempo real, nos pontos de distribuição para controlar a qualidade e potabilidade da água produzida pela CEDAE, e terá medidores de pressão existentes nas redes de abastecimento de água. Os 250 equipamentos previstos inicialmente já estão instalados e o acompanhamento possibilitará conhecer o funcionamento e as deficiências do sistema, visando subsidiar estudos de melhorias operacionais assim como atuar de forma mais ágil no caso de detecção de alterações. A visualização remota será feita no Centro de Controle Operacional (CCO) da companhia, que será construído na Estação de Tratamento de Água da Barra da Tijuca (ETE Barra) e vai operar 24 horas por dia, através das informações recebidas das elevatórias de água e esgoto e das unidades operacionais.  

Em sua operação no Rio, a Iguá contará com cerca de 700 colaboradores diretos. Ao longo da execução das obras, após a fase de projetos e licenciamento, esse número será ampliado com a contratação das empresas terceirizadas para a execução das obras de melhorias e expansão.

“Temos importantes pilares de atuação que promoverão ganhos perceptíveis em saneamento da área em que atuamos. Traremos tecnologia e inovação na prestação de nossos serviços. Daremos início aos projetos que requerem intervenções de maior grau de complexidade, cumprindo, primeiramente, com todas as etapas de licenciamento junto aos órgãos responsáveis. Os avanços operacionais serão percebidos progressivamente”, explica o Diretor Geral da Iguá no Rio, Eduardo Dantas.

Complexo Lagunar como legado para a cidade
A revitalização do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, que inclui as lagoas de Marapendi, Jacarepaguá, Camorim e Tijuca, é a principal contrapartida socioambiental da Iguá no Rio de Janeiro. Além de projetos para a recuperação ambiental e desassoreamento da área, existem iniciativas de curto prazo, como a construção de um viveiro com 50 mil mudas de mangue. Entre as soluções perenes, estão a ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário em áreas irregulares não urbanizadas e a instalação de coletores de tempo seco, evitando o despejo de esgoto nos rios afluentes que desaguam nas lagoas. Desta forma, os cariocas terão de volta, gradativamente, um importante recurso hídrico de significativa relevância ambiental. 

Nos últimos meses, após o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) conceder à Iguá parte do licenciamento para a remoção de resíduos sólidos na Lagoa do Camorim, o consultor e biólogo Mário Moscatelli reuniu a equipe para as primeiras mobilizações no local. Entre as atividades, foram realizados o cercamento das margens com mourões de eucalipto, ao longo dos cinco quilômetros que interligam as Lagoas da Tijuca e de Jacarepaguá, e a coleta de lixo urbano depositado inadequadamente na região, principalmente no encontro com o mangue. Em um pequeno trecho de 100 metros, por exemplo, foram recolhidos 80 sacos de lixo de 200 litros, ou seja, cerca de 16 toneladas de resíduos em volume.

Para este trabalho, foram contratados moradores de comunidades do entorno que conhecem a área e desfrutavam das lagoas como opção de lazer e de pesca. Eles também participam do processo de ensacamento de terra e plantio de sementes de 50 mil mudas de mangue que darão origem ao viveiro, a ser construído este ano, no próprio Complexo Lagunar. 

Ações para a Sustentabilidade
A Iguá também está à frente do Programa de educação socioambiental, que abordará temas referentes à preservação das lagoas e consumo responsável de recursos naturais, entre eles, o ciclo da água e a conservação de rios, lagos, oceanos, flora e fauna. Campanhas e ações socioeducativas lançadas ao longo do ano também irão ressaltar a importância da participação da população para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. Todas as ações estão em linha com a gestão estratégica de sustentabilidade da companhia, pautada em quatro eixos de atuação do plano SERR (Segurança Hídrica, Eficiência no Ciclo da Gestão da Água, Responsabilidade na Coleta e Tratamento de Esgoto e Respeito às Pessoas).

Obras e intervenções
Ainda na etapa de operação assistida, a empresa realizou vistorias no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), mapeando as condições operacionais das elevatórias de água tratada e de esgoto bruto, reservatórios e travessias. As unidades passarão por um processo de modernização e melhorias estruturais para aumentar a eficiência. Além disso, equipes técnicas foram capacitadas para executar as diferentes atividades e trocas de conhecimento têm sido feitas em parceria com a CEDAE para garantir a segurança dos sistemas e equipamentos. 

Inovações e recadastramento de clientes
A operação da Iguá no Rio de Janeiro já nasce digital. Entre as inovações no atendimento aos clientes, estão canais digitais que funcionarão 24 horas durante os sete dias da semana, com acessos via Web e Whatsapp para resolver todos os tipos de dúvidas e solicitações. Além disso, o aplicativo DiGi Iguá pode ser baixado no celular para emissão de segunda via, acompanhamento da conta e pagamento online. Por telefone, as ligações serão gratuitas por meio do 0800 400 0509.  

Para aqueles que preferirem atendimento presencial, as lojas da Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Miguel Pereira e Paty do Alferes estão prontas para realizar um atendimento mais humanizado, prático e ágil. Os espaços seguem o padrão Iguá de relacionamento com o cliente e ganharam layout moderno, mais conforto e climatização, maior número de atendentes e totens de serviços. Nas unidades, haverá um sistema de senha que permite visualizar o tempo de espera e um canal de arrecadação para uso de cartão de crédito ou débito. 

Também já iniciamos o recadastramento dos clientes nos sistemas, com atualização de contatos e outros dados, e foram feitas ações de relacionamento com grandes clientes consumidores, como os condomínios residenciais, que fazem parte do programa Iguá+, com canal exclusivo de atendimento. 

Sobre a Iguá Saneamento
Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, atualmente está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam 7.155 milhões de pessoas. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (Iniciativa da Organização das Nações Unidas - ONU), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Informações à Imprensa
NÉCTAR COMUNICAÇÃO
Aline Zapp – aline.zapp@nectarc.com.br | +55 (21) 97098-1792 
Natália Leão – natalia.leao@nectarc.com.br | +55 (21) 97098-1792
Priscila Dantas – priscila.dantas@nectarc.com.br l +55 (21) 97094-8975
Rayane Dias - rayane.dias@nectarc.com.br l +55 (21) 97304-0474
voltar