Notícias / Releases
Iguá celebra o aniversário de Miguel Pereira com investimento de R$ 80 milhões na expansão da rede de esgoto
25 de outubro de 2024
Rio de Janeiro, outubro de 2024 – A cidade de Miguel Pereira completa 69 anos com motivos para celebrar. A Iguá, concessionária de saneamento básico que atende o município e Paty do Alferes, está investindo R$ 80 milhões no Sul Fluminense para uma intervenção histórica. No mês de aniversário de Miguel Pereira, a concessionária avança com as obras da expansão da rede de esgoto, que tiveram início em junho e chegaram à região central da cidade de Miguel Pereira neste mês de outubro. A região terá ganhos em qualidade de vida, saúde e desenvolvimento econômico para a população.
As equipes da Iguá trabalham em ritmo intenso e a expectativa com este investimento é que, até 2025, 55km de novas redes de esgoto sejam implementadas, contemplando mais de 3 mil residências e comércios. Até o momento, mais de 23 km de rede foram construídos. A empresa planeja novos investimentos nos próximos anos, com o objetivo de ampliar a rede coletora em Miguel Pereira em 132 km de novos trechos.
Lucas Arrosti, Diretor de Operações da Iguá, destaca que, desde o início da operação da concessionária no Sul Fluminense, diversas iniciativas foram implementadas para minimizar questões históricas sensíveis da região. "Estamos comprometidos em transformar a realidade de Miguel Pereira e Paty. Esse projeto é histórico e promoverá o desenvolvimento econômico e social dos municípios, melhorando significativamente a qualidade de vida da população. Além disso, a iniciativa trará impactos positivos, como colaborar com a revitalização, já em curso, do Lago Javary e a preservação do Rio Santana, principal da região", acrescenta Lucas.
Os benefícios vão muito além da infraestrutura. A expansão da rede de esgoto trará melhorias significativas para a saúde pública, incluindo a colaboração com a prevenção de doenças como infecções gastrointestinais, amebíase e hepatite, além de controlar a proliferação de mosquitos.
Fornecimento de água tratada e com regularidade: amostras de água são testadas em laboratório regularmente
Além dos esforços em ampliar a rede coletora de esgoto, os investimentos em tratamento e distribuição de água também impactam diretamente a saúde da população. Para melhorar continuamente os índices ambientais e sanitários, a Iguá utiliza um plano de amostragem que monitora toda a rede de distribuição em Miguel Pereira e Paty do Alferes.
“O acesso à água de qualidade é essencial para prevenir doenças e promover o bem-estar da população. Por isso, continuamos a implementar iniciativas para levar esse recurso vital às áreas mais afastadas dos centros de distribuição, com investimentos contínuos na modernização dos sistemas de fornecimento. Dessa forma, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida, garantindo o acesso à água tratada", afirma Lucas Arrosti.
Tanto em Miguel Pereira quanto em Paty do Alferes, há pontos de coleta de amostras que são periodicamente testadas no laboratório, em conformidade com os parâmetros físico-químicos e bacteriológicos, exigidos pelo Ministério da Saúde, para garantir o padrão de potabilidade para consumo humano.
No laboratório de qualidade, são analisadas amostras da água distribuída pela empresa em toda sua área de atuação. Mensalmente, cerca de 1.500 amostras são analisadas no laboratório, que foi credenciado pelo Inea no final de 2023, o que garante o atendimento à padrões rigorosos de acompanhamento.
Melhoria contínua na distribuição de água
Para garantir estabilidade ao sistema de fornecimento de água tratada, a Iguá instalou geradores nas Estações de Tratamento (ETAs), que reduzem instabilidades nas redes de energia e garantem o abastecimento mesmo nos casos de interrupções, especialmente em áreas elevadas.
Além disso, por meio do Centro de Controle Operacional (CCO), a concessionária investiu em automação e implementou o dobro de pontos de monitoramento de pressão de rede, reservatórios e boosters em relação a 2023. A partir dessa análise, é possível acompanhar os níveis de reservatórios, monitorar o bombeamento de água e identificar áreas críticas com déficits de abastecimento.
Agilidade na resolução de demandas através dos canais de atendimento
Para atender às demandas que chegam através dos canais de atendimento, as equipes operacionais atuam 24h por dia, mobilizadas para realizar manutenções emergenciais. Os clientes podem solicitar os serviços sem sair de casa, por mensagens via WhatsApp ou ligações gratuitas e pelo aplicativo Digi Iguá.
“Nossa equipe está sempre pronta para tirar as dúvidas e executar os serviços de água e esgoto com agilidade e precisão. Para isso disponibilizamos diversos canais de atendimento - online, via telefone, pelo aplicativo, e nas lojas físicas - e orientamos a população a entrar em contato para que tenhamos conhecimento dos casos e possamos atuar com mais rapidez”, ressalta Lucas Arrosti.