Notícias / Releases
Iguá completa 100 dias de Operação no Rio de Janeiro
25 de maio de 2022
Com ações de melhorias nos sistemas, obras de modernização e equipes técnicas nas ruas, neste mês de maio, a Iguá completa os 100 primeiros dias de operação plena dos serviços de água e esgoto na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense.
Durante este período, entre outras iniciativas, a concessionária inaugurou dois Centros de Controle Operacional (CCO), com capacidade de monitoramento da rede 24 horas por dia, em tempo real; instalou 250 pontos digitais de medição de pressão para conferir maior precisão no controle e na distribuição da água para a população atendida; e efetuou mais de 2.500 reparos emergenciais em estruturas que fazem parte da rede de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
A Iguá irá investir R$ 250 milhões em ações que contribuam para a revitalização do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, principal contrapartida ambiental da companhia. Como iniciativa de curto prazo, a concessionária construiu um viveiro com 40 mil mudas de mangue vermelho que serão plantadas, no início de 2023, na extensão da Lagoa do Camorim para restaurar o corredor ecológico entre o Maciço da Tijuca e a Pedra Branca. Também realizou a remoção de resíduos sólidos e o cercamento de 2,5 km das margens. Para tanto, foram contratadas 15 pessoas das comunidades do entorno do complexo.
Além disso, a concessionária deu andamento às ações de médio e longo prazos com os projetos de implantação de coletores de tempo seco (sistema que consiste na interceptação de esgoto nas tubulações de drenagem) e expansão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas áreas irregulares não-urbanizadas.
Em relação à geração de empregos, a Iguá já tem cerca de mil colaboradores entre próprios e terceiros trabalhando na operação do Rio de Janeiro, que envolve a região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá e os municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes. Ao longo do ano, estão previstas outras 350 contratações, entre próprios e terceiros, o que levará a companhia a empregar em torno de 1.400 pessoas no estado.
“O saldo desse início de operação é muito positivo. Implementamos ações fundamentais e necessárias, aumentando a segurança operacional dos nossos ativos e focando na entrega dos projetos que requerem aprovações e licenciamentos dos órgãos competentes para termos início. Não abrimos mão de ações socioambientais de curto prazo como a remoção dos resíduos sólidos e o cercamento das margens da lagoa do Camorim e a contratação de colaboradores das áreas vulneráveis de nosso perímetro de atuação. Seguimos com o propósito de levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para 1,2 milhão de pessoas, tendo como meta a ampliação da cobertura de água e da coleta e tratamento de esgoto, oferecendo um serviço de saneamento básico eficiente e inovador”, explica o Diretor-geral da Iguá no Rio de Janeiro, Eduardo Dantas.
Na capital, a concessionária é responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto – a captação e o tratamento da água ficam por conta da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) – e no interior do Estado cuida do ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como os serviços de esgotamento sanitário.
Melhorias estruturais
Na capital, a Iguá deu início às inspeções estruturais em travessias, reservatórios, Estações Elevatórias e nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), implementando gradativamente melhorias para garantir segurança operacional para o sistema. Entre os projetos, foram instalados geradores de energia em Estações Elevatórias de Esgoto e de Água, conferindo abastecimento à população atendida, mesmo em casos de emergência, e implementados sistemas de automação para garantir a segurança, inteligência e eficiência.
Além disso, diariamente, as equipes de operação vêm trabalhando em diferentes frentes com serviços de manutenção, fiscalização, troca de hidrômetros e novas ligações de água e esgoto. Nesse início da operação plena, a concessionária também desenvolveu o projeto básico para o retrofit da ETE Barra da Tijuca, bem como deu entrada no licenciamento junto ao órgão ambiental para modernização da estação. Já nas ETEs de Vargem Grande, Pequena, Novo Horizonte II e Urussanga, foram feitas intervenções de recuperação e pintura da estrutura e a instalação de equipamentos sobressalentes.
No Centro-Sul Fluminense, em Miguel Pereira e Paty do Alferes, além do Centro de Controle Operacional, a Iguá também instalou bombas dosadoras nas Estações de Tratamento de Água, conferindo precisão no tratamento e na potabilidade da água. O uso desse equipamento torna a gestão de qualidade mais eficiente, pois o monitoramento é feito de forma constante e previne a saturação dos filtros por excesso de produtos químicos. Nesse período, também foi criada uma base operacional posicionada estrategicamente nos dois municípios para dar mais agilidade no atendimento à população.
O processo de fornecer água tratada para a população possui inúmeras etapas e representa um compromisso com a saúde. Para isto, a Iguá trabalha diariamente realizando testes de qualidade da água, que na capital é fornecida pela CEDAE. Somente nesses primeiros meses de operação, mais de 6.825 testes foram realizados em laboratórios credenciados para comprovar o atendimento às exigências do programa do Ministério da Saúde, que visa assegurar a qualidade da água fornecida à população.
Também com o objetivo de aumentar o controle operacional de qualidade da água, a companhia está investindo na construção de laboratório próprio e instrumentação, onde serão feitas as análises de turbidez, cor aparente, pH, fluoreto, cloro livre residual, coliformes totais e Escherichia Coli. Além disso, iniciou o Plano de Segurança da Água (PSA) que estabelecerá novos processos tanto para manter a qualidade e oferta do recurso, quanto para os investimentos e trabalhos com as comunidades.
Clientes
Para oferecer mais comodidade à população, a Iguá reformou por completo as quatro lojas de atendimento: duas localizadas na Capital e duas no interior do Estado. Por meio de um layout moderno, ambientes climatizados e totens integrados à plataforma digital DigiIguá, o atendimento ao público nas unidades da Barra, Jacarepaguá, Miguel Pereira e Paty do Alferes foi pensado para proporcionar uma nova experiência mais humanizada, tanto pelo conforto e experiência, quanto pela agilidade no tempo de resposta.
Nesses meses iniciais de operação, a concessionária já realizou 11 mil atendimentos nas lojas, dando solução a pedidos de parcelamento, religação, atualização de cadastro e tirando dúvidas sobre consumo. O call center, que funciona 24 horas por telefone e Whatsapp (Rio de Janeiro: 0800 400 0509 / Paty do Alferes: 0800 400 0510 / Miguel Pereira 0800 400 0511), também é um dos principais canais de atendimento da Iguá e recebeu 70 mil solicitações que foram prontamente resolvidas.
Para conhecer melhor o cliente e aprimorar o atendimento, a Iguá iniciou a campanha de recadastramento, com as primeiras ações em Jacarepaguá. De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, agentes uniformizados e identificados com o crachá da empresa, trabalham de forma presencial, com visitas a residências que tenham ligação individual de água. Os moradores também podem fazer a atualização cadastral por conta própria, pelo aplicativo DigiIguá, ou entrar em contato com a Central de Atendimento da Iguá, por meio do serviço 0800. O cadastro atualizado proporciona aos clientes um atendimento ainda mais personalizado, ágil e seguro, uma vez que as informações ficam registradas na base de dados da concessionária.
Ações no Complexo Lagunar de Jacarepaguá
Com a consultoria do biólogo Mario Moscatelli, a execução do projeto ambiental da Iguá teve início ainda na fase de operação assistida, em dezembro de 2021, com a remoção de resíduos sólidos na Lagoa do Camorim e cercamento das margens, principalmente no encontro com o mangue, para evitar o retorno desses detritos ao local. Nas incursões no Camorim, em um trecho de quatro quilômetros, até o momento, já foram recolhidas mais de 45 toneladas de lixo.
Além disso, a concessionária realizou a batimetria em 10 km dos rios afluentes do complexo para medir a profundidade dos leitos, e coletou amostras para determinação da espessura e caracterização físico-química das camadas de sedimentos, lodo orgânico e lixo existentes no fundo das lagoas. Esta ação tem por finalidade contribuir para a elaboração dos estudos técnicos necessários para os processos de licenciamento ambiental junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA), etapa que antecede o início dos trabalhos de dragagem do lodo, sedimentos finos e lixo na região.
Para as intervenções diretas no Complexo Lagunar de Jacarepaguá, formado pelas lagoas de Marapendi, Jacarepaguá, Camorim e Tijuca, a Iguá realizará diversas ações que contribuem para a recuperação ambiental desse importante ecossistema. As iniciativas de maior impacto se encontram em fase de estudos para posterior apresentação e aprovação pelos órgãos competentes.
Instalação de Coletores de Tempo Seco e ampliação da rede em áreas irregulares
A implantação dos Coletores de Tempo Seco (CTS), sistema que consiste na interceptação do esgoto bruto despejado nos rios e afluentes que deságuam nas lagoas de Jacarepaguá, é outro projeto importante e tem como finalidade o direcionamento do efluente para o tratamento adequado na ETE da Barra. Atualmente, todo o esgoto direcionado de forma irregular às galerias de águas pluviais chega às lagoas da região sem nenhum tipo de tratamento.
Em até cinco anos, posteriormente ao licenciamento ambiental, a previsão é que 50 pontos de captação e cerca de 40 quilômetros de coletores de tempo seco estejam instalados para operar na interceptação de 676 litros por segundo de esgoto in natura, atualmente lançados em cinco sub-bacias e uma microbacia da região, até a ETE Barra. Dentre os afluentes que compõem essas sub e microbacias estão importantes rios, como: Arroio Fundo, Muzema, Anil, Guerenguê, das Pedras, Rio Grande e Canal das Taxas (Lagoinha). Além dos coletores, a concessionária implantará 28 elevatórias responsáveis pelo escoamento até a ETE Barra. Este projeto, estimado em R$ 126 milhões, beneficiará diretamente 200 mil moradores do entorno desses corpos hídricos, distribuídos em 69 comunidades, e ajudará a proteger 30 rios da região e seus afluentes.
Nos próximos anos, a Iguá também prevê investimentos de R$ 305 milhões para ampliação e melhorias no sistema de abastecimento de água e expansão dos serviços de esgotamento sanitário nas áreas irregulares não urbanizadas, como as comunidades do entorno. O compromisso da concessionária é oferecer um serviço de saneamento básico eficiente, ampliando o direito à saúde e ao bem-estar da população atendida.
Sobre a Iguá Saneamento
Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, atualmente está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam 7.155 milhões de pessoas. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (Iniciativa da Organização das Nações Unidas - ONU), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.
Informações à Imprensa
NÉCTAR COMUNICAÇÃO
Aline Zapp – aline.zapp@nectarc.com.br | +55 (21) 97098-1792
Natália Leão – natalia.leao@nectarc.com.br | +55 (21) 97098-1792
Priscila Dantas – priscila.dantas@nectarc.com.br l +55 (21) 97094-8975
Rayane Dias – rayane.dias@nectarc.com.br | +55 21 97304-0474