Notícias / Releases

Iguá dá início à concessão plena dos serviços de água e esgoto no Rio de Janeiro

Iguá dá início à concessão plena dos serviços de água e esgoto no Rio de Janeiro

07 de February de 2022

A partir de hoje, 7 de fevereiro, um novo capítulo começa a ser escrito na história da Iguá, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil. Após seis meses de operação assistida junto à CEDAE, a Concessionária assume plenamente os serviços de água e esgoto na área do Bloco 2, referente à região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense.

No escopo da concessão, mais de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas. A Iguá será responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto nos bairros da Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e imediações. A captação e o tratamento da água, produzida na Estação de Tratamento de Água do Guandu, ficará por conta da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE). Já em Miguel Pereira e Paty do Alferes, a empresa fará o ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como os serviços de esgotamento sanitário.

Para marcar o início da Operação Rio, foi realizada, pela manhã, uma cerimônia que contou com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, do presidente da CEDAE, Leonardo Soares, e do CEO da Iguá, Carlos Brandão, dentre outras autoridades. O evento aconteceu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca, sede e principal unidade operacional a ser gerida pela empresa.

Ao apresentar o trabalho e os investimentos a serem realizados durante os 35 anos de contrato de concessão, Brandão ressaltou que as ações e os principais projetos da Iguá no Rio estão em destaque na página referente à operação, no site institucional da empresa (www.igua.com.br/rio-de-janeiro). “Transparência é fundamental para nós e, por isso, criamos a seção ‘Siga nossos passos’ para que todos possam conhecer nossas iniciativas e realizações”, explicou Brandão.

Após a cerimônia, o CEO da Iguá, autoridades e demais convidados conheceram a nova loja de atendimento aos clientes localizada dentro da ETE Barra. As demais unidades passarão por projetos de modernização para aumentar a eficiência. Em seguida, se dirigiram ao Centro de Controle Operacional (CCO), cuja estrutura permite fazer o monitoramento online dos sistemas 24 horas por dia, através das informações recebidas das elevatórias de água e esgoto e das unidades operacionais.

“A operação do Rio de Janeiro permite colocar em prática nossos diferenciais, com excelência e inovação na execução dos serviços de saneamento básico, encantamento dos clientes e sustentabilidade, pilares da nossa gestão estratégica. Chegamos com o propósito de levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para milhares de pessoas, trazendo a expertise da Iguá no setor e de ações bastante significativas nos seis estados do Brasil em que já atuamos. Vamos trabalhar em conjunto com autoridades e a população”, destacou o CEO da Iguá, Carlos Brandão, fazendo menção à assinatura da empresa no Rio: “Para mudar o amanhã, trabalhamos juntos hoje”.

Diretor-presidente da CEDAE, Leonardo Soares acredita que os resultados e os avanços para a população chegarão rapidamente. “A Iguá, que já presta serviços em outras localidades do país, mostrou capacidade técnica, e a operação assistida deu-se de forma harmônica e contributiva. Suas equipes não economizaram empenho e dedicação. Tenho certeza de que a empresa vai cumprir as metas estabelecidas no contrato de concessão e trazer avanços para a região”, disse Leonardo Soares.

Segundo o Secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, o início da atuação plena da Iguá é mais uma etapa que comprova o sucesso da concessão de saneamento. “Hoje mostramos como é possível fazer políticas públicas com prazos, transparência e com absoluta governança. A Iguá assume hoje não só os serviços, mas também o compromisso de atingir as metas e levar saneamento para a população. Esse é um projeto que vai levar mais qualidade de vida, mais saúde, mais empregos, valorização imobiliária, desenvolvimento e dignidade para os cidadãos”, ressaltou. 

Sobre a Iguá Saneamento
Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, atualmente está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam 7.155 milhões de pessoas. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (Iniciativa da Organização das Nações Unidas - ONU), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Informações à Imprensa
NÉCTAR COMUNICAÇÃO
Aline Zapp – aline.zapp@nectarc.com.br | +55 (21) 97098-1792
Natália Leão – natalia.leao@nectarc.com.br | +55 (21) 97098-1792
Priscila Dantas – priscila.dantas@nectarc.com.br l +55 (21) 97094-8975

Rayane Dias – rayane.dias@nectarc.com.br | +55 21 97304-0474

voltar