Notícias / Releases
Iguá inicia obras de melhorias no sistema de distribuição de água tratada da região do Jardim Oceânico
23 de fevereiro de 2024
Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2024 - A Iguá deu início às obras de infraestrutura que irão beneficiar a distribuição de água tratada da região do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. As intervenções, que contam com um aporte estimado de R$ 8 milhões e fazem parte do plano de investimento nas redes de água da região, vão beneficiar uma população de cerca de 220 mil habitantes.
Entre as obras previstas está a construção de uma travessia, uma tubulação instalada na Ponte Lúcio Costa que interligará importantes adutoras, trazendo benefícios imediatos para a região. Outra importante intervenção será realizada na Av. Olegário Maciel, uma das principais vias do Jardim Oceânico. “Vamos instalar mais de 1,5km de novas redes de distribuição de água. Sabemos que a via além de movimento de carros, é um importante ponto de encontro do bairro, com uma vida noturna intensa. Por isso, optamos por utilizar um método não destrutivo, que impactará menos a população durante as obras”, explica Lucas Arrosti, diretor operacional da Iguá Rio.
Ainda no primeiro trimestre, na região da Praia dos Amores, a concessionária dará início à substituição de uma rede de 1,3km. “Assim que assumimos a concessão, fizemos um mapeamento das redes de água. Nessa região, temos uma tubulação mais antiga, que sofre os desgates causados pelo tempo, o que contribuiu para intermitências no abastecimento. O planejamento de substituição foi feito para minimizar essas intercorrências no fornecimento de água”, afirma Lucas.
As obras na região do Jardim Oceânico fazem parte de um pacote de investimentos que a Iguá planeja para 2024, que incluem a construção de novas adutoras de água tratada e reservatórios de grande porte, beneficiando todos os 18 bairros na área de atuação da concessionária. Desde o início da sua operação, a Iguá trabalha em melhorias no abastecimento, como na modernização das estações elevatórias de bombeamento de água, estruturas fundamentais para a distribuição, e na criação de um centro de controle operacional, que conta com um time trabalhando todos os dias, 24h, monitorando toda a área atendida.
De acordo com o diretor operacional da Iguá, o início das atividades no bairro representa mais um passo em direção ao compromisso da empresa com a melhoria dos serviços para a população: “Temos trabalhado em um mapeamento detalhado dos problemas da região e investindo em soluções definitivas para questões que há décadas não eram resolvidas. A expectativa é que ainda em 2024 os moradores da região percebam uma melhora significativa no fornecimento de água”, explica Lucas.