Notícias / Releases

Iguá lança campanha “Uso consciente da água. Eu apoio!” para estiagem em Paty do Alferes

Iguá lança campanha “Uso consciente da água. Eu apoio!” para estiagem em Paty do Alferes

10 de June de 2022

Com a proximidade da temporada de escassez hídrica na região de Paty do Alferes, a Iguá adotou diversas medidas operacionais para reduzir os impactos da falta de chuvas sobre o abastecimento de água na área urbana do município, onde a empresa atua, e acaba de lançar a campanha “Uso consciente da água. Eu apoio!” para reforçar a importância ainda maior do uso responsável da água junto à população.

A escassez hídrica é um fenômeno natural, cíclico e histórico na região, que, com o passar dos meses, acarreta a redução dos níveis dos mananciais, locais onde a água consumida pela população é captada para ser tratada e posteriormente distribuída. Em algumas regiões, isto pode causar impactos no abastecimento, cenário que se repete historicamente no município de Paty do Alferes, onde os níveis de precipitação caem a 30% da média anual entre os meses de julho a outubro.

Entre as ações, a concessionária está trazendo da Holanda (Europa) uma Estação de Tratamento de Água (ETA) Móvel que ficará em operação temporária durante os meses de estiagem, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção de água no município vizinho de Miguel Pereira, especialmente para reforçar o abastecimento de Paty do Alferes. A ETA móvel ficará anexa à ETA de Fragoso e produzirá 25 litros por segundo, ampliando em 33% a produção de água para amenizar os impactos da escassez hídrica. Por meio de ações já realizadas pela equipe da concessionária, a ETA de Fragoso já obteve ganhos em eficiência no processo de tratamento disponibilizando mais água para consumo humano.

Outras medidas implementadas pela companhia são a elaboração de um rigoroso planejamento de controle de perdas — com constante monitoramento preventivo para correção de vazamentos na rede de distribuição de água —, assim como o trabalho de modelagem hidráulica para analisar áreas onde ocorrem déficits do sistema e locais com alta pressão, possibilitando que válvulas reguladoras sejam implantadas proporcionando um equilíbrio hidráulico nas redes de distribuição. 

Somado a isto, poços poderão ser utilizados como fonte complementar na produção de água. Em parceria com a Prefeitura Municipal, a Iguá vem realizando análises técnicas em poços artesianos coletivos de Arcozelo e Palmares, com o objetivo de monitorar a vazão e analisar a viabilidade de interligação em caráter emergencial às redes de abastecimento. 

No decorrer do plano de ação, a concessionária também irá reforçar a frota de caminhões-pipas no atendimento à população do município, dando prioridade aos serviços essenciais como hospitais, casas de repouso, creches e escolas. 

Por meio da campanha, clientes da Iguá em Paty do Alferes receberão informações por diversos canais de comunicação, e serão impactados por anúncios nos jornais locais, rádio, mídia exterior, mídias sociais, entre outros.
 
Veja abaixo dicas simples que podem ajudar consumir água de forma responsável:
  • Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça;
  • Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes. E procure fechar o registro enquanto você se ensaboa;
  • Na hora de lavar a louça, evite deixar a torneira aberta. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho e amolecer a sujeira antes da lavagem;
  • No lugar da mangueira, use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas;
  • Procure encher a máquina de lavar com a capacidade máxima de roupas e, assim, reduzir o número de lavagens;
  •  Reutilize a água da máquina de lavar em outras tarefas domésticas como lavar pisos, varandas e calçadas;
  • Use balde e pano para limpar o carro, em vez de mangueira;
  • Na rega do jardim, dê preferência ao uso de regador;
  • Evite jogar no vaso sanitário objetos como papel que demandam mais água para escoar.
Caixas d’água
A instalação da caixa d´água é importante pois amplia a segurança do imóvel em períodos de escassez. A recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é que as edificações tenham reservação de água suficiente para 24 horas de consumo normal.

Canais atendimento
Ainda tem dúvida sobre este assunto? A Iguá possui uma Central de Atendimento que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana nos números 0800 400 0510 (Paty do Alferes) e 0800 400 0511 (Miguel Pereira). O atendimento pode ser realizado via ligação telefônica e WhatsApp.
 
Sobre a operação da Iguá no Rio de Janeiro
Por meio de contrato de concessão de 35 anos, a Iguá assumiu, em fevereiro de 2022, a operação plena dos serviços de água e esgoto na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense. Mais de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas. Na capital, a captação e o tratamento da água, produzida na Estação de Tratamento de Água do Guandu, ficará por conta da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE). No Estado, em Miguel Pereira e Paty do Alferes, a empresa cuida do ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como os serviços de esgotamento sanitário. Entre os objetivos da concessão estão o aumento da coleta e tratamento de esgoto já existentes e ampliação do acesso à água potável, promovendo melhorias na qualidade de vida da população por meio da universalização do acesso ao saneamento básico, que é tão essencial.
 
NÉCTAR COMUNICAÇÃO
Aline Zapp – aline.zapp@nectarc.com.br  | +55 (21) 97098-1792
Natália Leão – natalia.leao@nectarc.com.br | +55 (21) 97304-7207
Priscila Dantas – priscila.dantas@nectarc.com.br  l +55 (21) 97094-8975
Rayane Dias – rayane.dias@nectarc.com.br | +55 21 97304-0474
 
voltar