--}}

Notícias / Releases

Iguá recebe licença ambiental para implantação e ampliação dos Coletores de Tempo Seco (CTS) no Recreio e Praça Seca

Iguá recebe licença ambiental para implantação e ampliação dos Coletores de Tempo Seco (CTS) no Recreio e Praça Seca

04 de julho de 2023

Sistema de CTS coleta o esgoto despejado de forma irregular nas galerias pluviais e direciona para tratamento adequado na ETE Barra 

 

Rio de Janeiro, 04 de julho de 2023 - A Iguá, concessionária de saneamento básico que atende a região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, recebeu nesta terça-feira, dia 04, a licença ambiental para a execução das obras de implantação de 26 Coletores de Tempo Seco (CTS) no entorno do Canal das Taxas, no Recreio, e do Rio Arroio Fundo, na Praça Seca e Cidade de Deus. O investimento, que é um dos principais projetos a serem executados pela empresa e contribui diretamente para a revitalização do Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá, consiste na construção de dispositivos que interceptam esgoto despejado irregularmente na rede pluvial, permitindo o correto tratamento da estação de tratamento de esgoto da Barra. A solução é utilizada em áreas urbanas consolidadas ou que apresentaram crescimento desordenado, onde há grande complexidade ou impedimento da implantação de infraestrutura de rede convencionais.  


Em fevereiro deste ano, o projeto recebeu do Governo do Rio de Janeiro a Declaração de Empreendimento Estratégico (DEE), que considerou a instalação dos CTS como prioridade, permitindo a aceleração do processo de licenciamento.  


Em outubro de 2022, a concessionária reativou um antigo coletor, inativo e herdado da operação da CEDAE, localizado às margens do Canal das Taxas, que recebe os efluentes da comunidade Parque Chico Mendes. Até o momento, o funcionamento do equipamento já evita o lançamento de 8 litros por segundo de esgoto no canal – cerca de duas piscinas olímpicas por semana. Com as novas intervenções, a região do Canal das Taxas, receberá outros cinco coletores. Já o Rio Arroio Fundo, receberá 21 coletores nas proximidades da Praça Seca e da Cidade de Deus.  


O projeto de coletores de tempo seco da Iguá prevê que, nos próximos anos, sejam implementados, ao todo, mais de 50 pontos de captação, que vão operar na interceptação de 550 litros por segundo de esgoto in natura que hoje é lançado nas principais sub-bacias da região - Canal das Taxas, Arroio Fundo, Rio Guerenguê, Anil, Rio das Pedras e Muzema. O projeto completo prevê investimentos de R$ 126 milhões.  


“Chegamos ao Rio de Janeiro com o compromisso de transformar o saneamento na região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá. Receber o licenciamento do projeto de implantação dos coletores de tempo seco (CTS) é de uma felicidade enorme para a companhia e todos nós. A instalação da primeira fase de coletores irá beneficiar diretamente cerca de 60 mil habitantes dos bairros do Recreio, Praça Seca e Cidade de Deus, formando um cinturão de proteção que contribuirá para revitalização do complexo lagunar. O CTS é uma solução que visa contribuir com a diminuição da carga orgânica que chega às lagoas, bem como com a melhoria da qualidade de vida das comunidades. O projeto faz parte de uma série de investimentos que a empresa planejou fazer para alcançar a universalização do saneamento básico, e o impacto social e ambiental será sensacional.” explica Eduardo Dantas, diretor geral da Iguá no Rio de Janeiro. 


O sistema prevê desviar, em média, o equivalente a quase 170 litros por segundo de esgoto despejado irregularmente para seu adequado tratamento. A metodologia, que funciona sobretudo nos períodos sem chuva, quando não existe o fluxo de águas pluviais nas galerias interceptadas, também é utilizada em países como Inglaterra, Alemanha, França, Espanha e Holanda. 

voltar