Notícias / Releases

Iguá Rio intensifica modernização das redes de abastecimento durante parada programada do Sistema Guandu

Iguá Rio intensifica modernização das redes de abastecimento durante parada programada do Sistema Guandu

18 de novembro de 2025

A Iguá Rio vai utilizar o momento estratégico da parada programada do Sistema Guandu, na próxima terça-feira (25/11) para intensificar a modernização das redes de abastecimento na Zona Sudoeste, área de atuação da concessionária, com mais de 10 frentes de serviço. Prevista para acontecer durante a intervenção anual realizada pela Cedae, que suspenderá a produção de água com impactos no fornecimento.

As melhorias programadas pela Iguá Rio integram o plano de investimentos para modernizar e ampliar a rede de abastecimento. Serão realizadas manutenções preventivas, instalação de novos equipamentos e reparos em tubulações. Essas ações são essenciais para otimizar o fornecimento de água e acelerar a retomada do abastecimento em situações emergenciais.

“A parada do Sistema Guandu representa uma oportunidade estratégica para realizarmos melhorias importantes no sistema de abastecimento. Como para a execução de algumas dessas intervenções as tubulações precisam estar secas, esse é o momento ideal para realizar o serviço com segurança e eficiência. Nosso objetivo é garantir que essas ações tenham benefícios duradouros para os moradores, reforçando a qualidade do fornecimento de água tratada e minimizando os impactos na rotina da população”, destaca Lucas Arrosti, diretor de operações da Iguá Rio.

A concessionária ressalta que, após a retomada da produção integral de água tratada e a liberação pela Cedae para a rede de distribuição da Iguá Rio, o abastecimento nas áreas de atuação da empresa será retomado de forma gradativa em até 72 horas. A normalização do fornecimento ocorre conforme o tempo necessário para a pressurização da rede e as características do sistema de distribuição em cada localidade. Nas regiões das extremidades do sistema, as chamadas “pontas de rede” e nas áreas mais elevadas, o retorno pode levar mais tempo.

Operação para mitigar impactos

Para minimizar os transtornos para a população da Zona Sudoeste, a Iguá Rio contará com quatro reservatórios flexíveis, com capacidade de armazenamento de 100m³ de água cada, totalizando 400m³. Ao longo da interrupção e enquanto houver impactos na região, a concessionária priorizará o abastecimento aos serviços essenciais, tais como unidades de saúde e ensino, inclusive com fornecimento de caminhões-pipa.

A Iguá Rio reforça a importância do uso consciente da água e, em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a central de atendimento (0800 400 0509) por telefone ou WhatsApp.

Sobre a operação da Iguá no Rio de Janeiro

A partir de um contrato de concessão de 35 anos, a Iguá atende, desde 2022, a cerca de 1,2 milhão de pessoas na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Cidade do Rio de Janeiro, além dos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense. Nos primeiros dois anos, o objetivo da companhia foi a promoção da eficiência operacional e qualidade de atendimento, com investimentos robustos em tecnologia e inovação. Foram realizados aportes de mais de R$ 900 milhões no estado.

Em 35 anos, as regiões atendidas pela concessionária receberão R$ 2,1 bilhões em investimentos, utilizados em projetos desenvolvidos para a melhora considerável na qualidade de vida da população. A Iguá Rio tem o propósito de colaborar com a universalização do acesso a água e saneamento básico e trabalha todos os dias para entregar aos seus clientes um serviço de excelência, pautado pela transparência.
voltar