Notícias / Releases
Mapeamento socioambiental norteará atuação em territórios vulneráveis
19 de janeiro de 2022
A Operação Rio terá em mãos um conjunto de informações sobre os territórios em situação de vulnerabilidade social prioritários da área de concessão na capital. Tal acervo de conhecimentos, fundamental na definição das estratégias da Iguá de relacionamento e impacto social, vem sendo construído com base no mapeamento de cerca de 100 comunidades localizadas na zona oeste litorânea, na Barra da Tijuca, em Jacarepaguá, no Recreio dos Bandeirantes e em sub-bairros do entorno. O trabalho resultará num amplo diagnóstico das características e necessidades socioeconômicas e ambientais das populações.
O mapeamento é fundamental para que a empresa planeje e execute, de forma consistente, as iniciativas de interação com os ambientes e moradores, e também os investimentos sociais. Com as conclusões, será possível entender os territórios e estabelecer, por exemplo, diretrizes que respeitem a cultura e as demandas de desenvolvimento de cada localidade
As informações foram obtidas a partir de entrevistas com lideranças comunitárias, rodas de conversa, observação espacial dos pesquisadores e consolidação de dados secundários da região. O trabalho subsidiará as diretrizes e estratégias do Programa de Comunicação Social, do Programa de Educação Ambiental e do investimento social, que será desenvolvido e implantado.
#responsabilidadesocial #sustentabilidade #iguanoriodejaneiro #mapeamentosocioambiental