Iguá Sergipe entrega nova ETA em Estância e amplia capacidade de produção de água potável | Iguá Sergipe

Notícias

Iguá Sergipe entrega nova ETA em Estância e amplia capacidade de produção de água potável

Iguá Sergipe entrega nova ETA em Estância e amplia capacidade de produção de água potável

17 de dezembro de 2025

A Iguá Sergipe inaugurou nesta quarta-feira, 17/12, uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta no município de Estância. O equipamento amplia de forma significativa a capacidade de produção de água tratada, garantindo mais eficiência na distribuição e reforço especialmente nos períodos de maior demanda, como o verão.

A nova Estação de Tratamento compacta apresenta uma série de vantagens como maior agilidade na fabricação, instalação e início da operação, como demonstrado no caso da ETA Cidade Nova, que foi concluída em apenas 120 dias. O sistema de monitoramento também permite a automação dos processos, garantindo uma interface eficiente com o Centro de Controle de Operações (CCO), o que moderniza ainda mais as operações.

Além disso, uma estrutura modular compacta, feita de aço e fibra, facilita a instalação e a mobilidade, permitindo replicações rápidas para aumentar a vazão e a capacidade de operação sempre que necessária. Essa abordagem resulta em maior eficiência na qualidade da água, com processos de filtração mais ágeis que os da ETA convencional anteriormente operados na região.

Com o novo equipamento, o sistema de abastecimento do município passa a contar com 1,7 milhão de litros adicionais de água por dia, beneficiando diretamente 20 mil moradores no bairro Cidade Nova. O investimento de mais de R$ 6 milhões integra o conjunto de ações estruturantes voltadas à modernização dos sistemas operados pela concessionária.

O diretor-geral da Iguá Sergipe, Fernando Vieira, destacou a importância da entrega para o fortalecimento do abastecimento na região. “Estamos avançando para garantir sistemas mais eficientes e seguros para a população. A nova ETA é um marco importante para Estância, pois amplia a capacidade de atendimento e assegura uma distribuição mais estável e qualificada de água tratada”, afirmou.

A intervenção reforça o compromisso da Iguá Sergipe com a melhoria contínua dos serviços prestados, eficiência operacional e ampliação da infraestrutura hídrica em municípios estratégicos do estado.

Em Estância, após a incorporação do SAAE, a Iguá Sergipe opera no modelo de concessão plena, sendo responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, além dos serviços de coleta e tratamento de esgoto no município..

Sobre a Iguá Sergipe

Com a concessão parcial para a prestação de serviços de saneamento básico à população sergipana, a Iguá Sergipe é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento em Sergipe. Desde o início da operação plena, em maio de 2025, a companhia tem investido em saneamento básico na região, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos do contrato. Em consonância com o Marco Legal do Saneamento, que estabelece uma meta de universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário no Brasil até 2033, a Iguá Sergipe promove mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no estado.
.
Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá Saneamento opera em 121 municípios de seis estados brasileiros, atendendo cerca de 6 milhões de pessoas por meio de concessões e PPPs. É signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco em segurança hídrica, emissão de CO₂ e diversidade na liderança. Foi reconhecida pela GPTW por oito anos consecutivos como excelente empresa para se trabalhar.
voltar