Iguá Sergipe participa do 1º Noverde e reforça compromisso com a universalização do saneamento básico em Sergipe | Iguá Sergipe

Notícias

Iguá Sergipe participa do 1º Noverde e reforça compromisso com a universalização do saneamento básico em Sergipe

Iguá Sergipe participa do 1º Noverde e reforça compromisso com a universalização do saneamento básico em Sergipe

29 de agosto de 2025

A Iguá Sergipe marcou presença na primeira edição do Noverde, evento que já se consolida como um marco regional no debate sobre práticas sustentáveis em áreas como gestão de resíduos, reciclagem, energias renováveis e recursos hídricos. Realizado em Aracaju, o encontro reuniu especialistas de diversas regiões do Brasil e do exterior em uma programação intensa de conferências, painéis e mesas-redondas nos dias 27 e 28 de agosto.

Durante o Summit de Recursos Hídricos: Planejar para não faltar - Segurança Hídrica do Nordeste, o diretor-geral da Iguá Sergipe, Fernando Vieira, participou do painel “Desafios para o Saneamento Básico”, trazendo ao público reflexões sobre a necessidade de ampliar o acesso à água e esgoto tratados, os investimentos estruturantes previstos no contrato de concessão parcial da concessionária, além do compromisso com a universalização do saneamento básico no estado de Sergipe.

“Falar de saneamento é falar de saúde pública, meio ambiente e dignidade. Eventos como o Noverde são fundamentais para construirmos soluções conjuntas e reforçarmos a importância de pensar o setor com uma abordagem inovadora e sustentável”, afirmou Fernando Vieira durante o debate.

Também participaram do painel representantes de instituições relevantes no setor, como Sandro Costa (Ministério Público de Sergipe), Giuseppe Serra Seca Vieira (Ministério do Desenvolvimento Regional), Nazareno Marques de Araújo (Agência Nacional de Águas – ANA), Alexandre Kepler (ABRhidro) e Leonardo Góes Silva (ANA) e Luciano Goes Paul (Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso). O grupo discutiu aspectos regulatórios, financiamento e infraestrutura referentes ao Marco Legal do Saneamento, além dos desafios relacionados ao planejamento integrado e políticas públicas para a segurança hídrica no Nordeste.

Com uma programação diversa e comprometida com o desenvolvimento sustentável, o Noverde se destacou como um espaço de troca e aprendizado entre especialistas, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil.

A presença da Iguá no evento reforça o compromisso da empresa com o avanço do saneamento no país, por meio de práticas responsáveis, investimentos em infraestrutura e soluções que integrem inovação, inclusão e sustentabilidade.

Sobre a Iguá Sergipe

Com a concessão parcial para a prestação de serviços de saneamento básico à população sergipana, a Iguá Sergipe é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento em Sergipe. Com o início da operação plena, em maio de 2025, a companhia iniciou investimentos em saneamento básico na região, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos do contrato. Alinhada ao Marco Legal do Saneamento, que estabelece a meta de universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário no Brasil até 2033, a Iguá Sergipe promove mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no estado.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.
 
voltar