Águas Andradina esclarece as 6 principais dúvidas dos clientes sobre a água | Águas Andradina
Notícias
Águas Andradina esclarece as 6 principais dúvidas dos clientes sobre a água
18 de março de 2022
A Águas Andradina, empresa do Grupo Iguá e da Sabesp, iniciou, esta semana, as entregas, porta a porta, do relatório anual de qualidade da água. Trata-se de um documento que mostra com transparência o trabalho realizado pela concessionária para garantir a qualidade da água distribuída para os moradores de Andradina.
Neste material é possível entender como funciona o caminho da água, desde a captação até chegar nas torneiras. Nele também podem ser consultados os resultados das análises feitas em laboratórios especializados, demonstrando o compromisso das empresas com a população, por meio da qualidade dos serviços prestados.
A qualidade da água pode gerar muitos questionamentos e, até mesmo, ser alvo de fake news, causando polêmicas e, por vezes, inverdades compartilhadas nas redes sociais.
Para esclarecer as principais dúvidas da população, confira as perguntas respondidas abaixo pela Águas Andradina:
1 – De onde é captada a água que sai das nossas torneiras?
A captação é feita por meio de 47 poços em Andradina. O principal manancial de abastecimento de água da cidade é o Aquífero Bauru.
2 - Como é a qualidade da água bruta captada pelos poços?
A água é captada da forma que ela se apresenta na natureza, contendo diversas substâncias, entre elas até mesmo algumas que podem ser nocivas à saúde, se não forem tratadas, como é o caso do cromo, nitrato. Por isso, é tão importante o trabalho de tratamento que é feito antes que a água chegue até as casas de quem mora em Andradina. Esse processo é realizado de forma rigorosa pelas concessionária, seguindo a legislação e atendendo às exigências dos órgãos competentes.
3 – Como acontece o tratamento da água?
A água bruta, aquela captada nos poços, passa por dois processos de tratamento: primeiro é a desinfecção com cloro para eliminar micro-organismos e, depois, a fluoretação, ou seja, adição de flúor para reduzir a incidência de cárie dentária. Alguns sistemas de água, possuem a presença de nitrato e cromo, e para esses, a água passa por um filtro de remoção química destes componentes, deixando assim a água atendendo na totalidade a legislação brasileira. Depois, a água pode ser consumida pela população. É importante lembrar que para manter a pureza é preciso que cada morador limpe a caixa d 'água a cada seis meses.
4 – A água que é distribuída em Andradina pode ser consumida direto da torneira?
Sim. A água distribuída é própria para consumo, seguindo todas as exigências legais de qualidade.
5 – Depois de tratada, existe um controle para verificar a qualidade?
Sim. Esse controle é feito por meio de coletas sistemáticas de amostras para realização de ensaios laboratoriais, atendendo às exigências da Portaria número 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde. Esses resultados podem ser acompanhados pelos clientes mensalmente nas contas de água. Para se ter ideia, são realizadas por mês cerca de 3 mil análises em Andradina. O monitoramento das concessionária é constante, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.
6 – Existe um canal de atendimento para tirar dúvidas dos clientes?
Estabelecer um diálogo com os clientes, o poder público e as agências reguladoras é uma das premissas da concessionária. Para falar com a equipe da Águas Andradina, basta entrar em contato pelos canais de atendimento: WhatsApp (18) 99637 4603, telefone 0800 7750195, webchat www.igua.com.br/andradina ou ir até a loja na rua: Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h.
Confira agora a versão digital do relatório nos link: https://igua.com.br/operations/andradina/pdf/qualidade-agua.pdf