Sustentabilidade

serr

A Estratégia SERR foi lançada em 2018 pela Iguá com o intuito de inserir a agenda da Sustentabilidade em cada uma das áreas de negócio e estruturar a organização para o modelo ESG. Desde então, houve um processo de refinamento do modelo de sustentabilidade. Em 2020, iniciou-se a etapa de aprimoramento entre o alinhamento dos eixos e os projetos relacionados, assim como dos respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável associados. O objetivo é desenvolver projetos e ações relacionados aos ODS mais aderentes ao modelo de negócio da Companhia, com métricas para o monitoramento da sua eficácia. A reestruturação da estratégia SERR foi lançada no dia mundial da água, em 22/03/2021.

Entendemos que a sustentabilidade não é apenas um compromisso empresarial, mas um fator inseparável do nosso negócio, que possibilita transformar a vida das pessoas.

A gestão da Iguá em relação à universalização do saneamento básico é pautada em 4 eixos de atuação.

Com o aumento da demanda por água, decorrente do crescimento populacional, da ampliação da agricultura intensiva e extensiva e dos níveis de consumo per capita, aumenta também a pressão sobre os mananciais de abastecimento – fontes de água doce superficial ou subterrânea utilizadas para consumo humano e para o desenvolvimento das atividades econômicas. Essa pressão expõe os mananciais a riscos, como práticas inadequadas de uso do solo e da água, superexploração de recursos hídricos, remoção de cobertura vegetal (exemplo: mata ciliar), erosão e assoreamento de rios e córregos, entre outros.

Conscientes desse cenário, reafirmamos nosso compromisso com a segurança hídrica, ou seja, com a busca pela garantia do acesso sustentável à água doce de qualidade, por meio da conservação e preservação de ecossistemas terrestres e aquáticos, da adaptação às mudanças climáticas, da redução da poluição e de outras práticas que contribuem para a manutenção da disponibilidade desse valioso recurso.

Temos como um dos pilares de atuação a eficiência nos processos de captação, produção e distribuição. Para isso, buscamos continuamente garantir a água entregue com qualidade, dentro dos padrões de potabilidade definidos pela Portaria de Consolidação n° 5, de 2017, do Ministério da Saúde. A garantia da qualidade da água é questão fundamental e inegociável para nós, em todas as operações.

Igualmente, trabalhamos para diminuir o uso de energia em toda a cadeia do sistema de distribuição de água, otimizar a aplicação de produtos químicos no tratamento e reduzir as perdas reais e aparentes para patamares sustentáveis, buscando a utilização racional e equilibrada dos recursos naturais para garantir a regularidade do abastecimento.

Para tornar nossa gestão ainda mais robusta, nos associamos ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Ser responsável pela coleta, tratamento e destinação de esgoto, para nós, significa aperfeiçoar constantemente o processo de tratamento de efluentes, contribuir para a recuperação de cursos d’água e ampliar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto, visando a universalização dos serviços e melhores condições de saúde pública.

Durante o processo de coleta, tratamento e destinação de esgoto, o compromisso com a qualidade do efluente tratado e a gestão de resíduos também se faz presente na estratégia de sustentabilidade da Iguá.

De 1,5 mil colaboradores que trabalham nas 18 operações ao redor do Brasil.

Para possibilitar o desenvolvimento de uma empresa moderna e orientada à inovação, estamos desenvolvendo uma cultura organizacional baseada no protagonismo de cada colaborador e em seu papel de transformação em todos os âmbitos. Em 2020, fomos eleitos pelo quarto ano consecutivo uma ótima empresa para trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

Por meio dos projetos socioambientais e da gestão de clientes que conduzimos nos municípios onde atuamos, temos fortalecido nosso relacionamento com as comunidades. A reestruturação da estratégia SERR de sustentabilidade, iniciada em 2020, tem como um dos norteadores a aproximação ainda maior da Iguá com as comunidades, aumentando sua contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios de atuação.

O Instituto Iguá de Sustentabilidade nasceu da intenção da Iguá Saneamento em fazer a diferença no setor, promovendo a ampliação do impacto social dessa atividade. Para isso, assumiu uma missão ambiciosa: contribuir para a universalização do saneamento no Brasil, por meio da promoção da inovação e da educação para o desenvolvimento sustentável.

Compreendemos que atuar no saneamento vai muito além de tratar e fornecer água e coletar e tratar o esgoto. Trabalhar com serviços de água e esgoto significa levar dignidade, saúde e perspectiva de futuro para milhares de brasileiros. Estimulamos a consciência em relação aos ciclos da natureza e atuamos em plena harmonia com eles, possibilitando a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável.

saiba mais
Iguá Instituto

Programa Esgoto Tratado

O programa Esgoto Tratado é uma iniciativa da Iguá que visa elevar o índice de saneamento das cidades onde atuamos.

Tratar o esgoto é um serviço essencial que resulta em diversos benefícios para a cidade e para as pessoas. Segundo a ONU, a cada R$ 1 investido em saneamento, R$ 4 são economizados em saúde. Além disso, o lançamento de esgoto in natura é a principal causa de poluição dos corpos hídricos nas cidades, onde mais de 110 mil quilômetros de rios estão poluídos por terem contato direto com esgotos, de acordo com a Agência Nacional das Águas.

Com o programa Esgoto Tratado atuamos junto à população para criar uma cidade mais limpa e mais saudável e para preservar o meio ambiente.

Conheça mais sobre o programa nos materiais abaixo: