Andradina comemora Dia Mundial da Água com plantio de árvores | Águas Andradina

Notícias

Andradina comemora Dia Mundial da Água com plantio de árvores

Andradina comemora Dia Mundial da Água com plantio de árvores

25 de March de 2021

O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 e passou a ser celebrada a partir de 1993 em várias partes do mundo.


Em Andradina, a data foi marcada por um plantio de árvores nativas e frutíferas, realizado pela Águas Andradina e Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Produção da Agricultura Familiar da Prefeitura. A ação aconteceu na Praça João Leite, localizada no bairro Vila Mineira, e seguiu todas as normas de segurança e higiene do Plano São Paulo de combate à Covid-19.

 

Para a secretária da pasta, Leila Aparecida Rodrigues de Oliveira, “essas novas árvores deixarão a praça mais bonita, trará ar puro para os moradores do bairro, sombras para as crianças que frequentam o local e frutos para os pássaros, além de beneficiar a cidade como um todo”. As espécies plantadas foram Jacarandá, Escovinha, Chuva de Ouro, Ipê Anão, Carobinha, Aroeira, Pimenteira, Resedá Quaresmeira, Goiabeira e Aceroleira. A arborização deste local também corrobora para a atenuação do clima e manutenção do ciclo de chuvas.


Além deste plantio, também faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água a aplicação de uma pesquisa on-line para as crianças de 5 a 10 anos da rede pública, em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo é descobrir como o óleo de cozinha é descartado nas casas desses alunos. “Com esses dados em mãos, vamos orientar as famílias sobre a forma correta de descarte e colocar pontos de coleta em alguns locais da cidade”, conta Leila.


Segundo o diretor geral da Águas Andradina, Antonio Hercules Neto, esse projeto é de extrema importância já que o óleo de cozinha jogado no ralo da pia vai para a rede de esgoto, causa danos nas tubulações, contamina os mananciais, além de entupir as caixas de gordura de residências e estabelecimentos comerciais, causando prejuízos para o meio ambiente. “Sempre apoiamos projetos socioeducativos. Estamos ao lado de todas as ações que tenham como objetivo central a preservação do meio ambiente”, conclui Hercules.


Para evitar prejuízos ambientais, a concessionária orienta a população a armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas PET e direcionar para um ponto de coleta. Mais detalhes sobre o projeto serão divulgados em breve.


A ação integra o novo plano estratégico de sustentabilidade da Iguá Saneamento, uma das controladoras da Águas Andradina, que visa transformar a empresa em referência nacional e internacional em questões de governança ambiental no saneamento. São quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais, como SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.

voltar