Esgoto não é lixo | Águas Andradina

Notícias

Esgoto não é lixo

Esgoto não é lixo

16 de November de 2020

Você sabia que a tubulação responsável por levar o esgoto dos imóveis até as estações de tratamento é projetada para receber 99% de material líquido e apenas 1% de sólidos? É isso mesmo. Por esse motivo, a Águas Andradina reforça que: esgoto não é lixo.


Muita gente não sabe, mas surpreendentemente 2,5 mil quilos de lixo são encontrados nas etapas primárias de tratamento todos os meses em Andradina. Os resíduos mais comuns são embalagens, tampas de cosméticos, pedaços de madeira, cabelo, fio dental e plásticos.


Segundo o diretor geral da Águas Andradina, Antonio Hercules Neto, o entupimento da rede de esgoto causada por esses objetos pode gerar inúmeros problemas, que vão desde extravasamento, com o retorno do esgoto para as residências, até a ruptura das tubulações nas ruas da cidade. “A conscientização da população é essencial para evitar esses transtornos”, explica.


O principal vilão

Jogar óleo de cozinha usado pelo ralo causa um grande estrago na rede de esgoto. Depois que entra na tubulação, o óleo tende a ficar sólido, fixando nos canos. Depois de alguns dias ou meses, o acúmulo de gordura só cresce, reduzindo o espaço para a passagem do esgoto, obstruindo de forma completa o encanamento. A recomendação é depois de usar óleo, deixar resfriar, armazenar em uma garrafa PET e destinar em algum ponto de coleta do município.


Cuidado redobrado

Esse problema do descarte incorreto de resíduos na rede coletora pode ser agravado em dias de chuva, ainda mais nos casos de imóveis onde não existem redes individuais, deixando a tubulação sobrecarregada e com a possibilidade de causar extravasamento. As residências precisam ter a rede de esgoto, usada para levar a água de banhos, lavagem de louça e roupas e descarga do vaso sanitário para as Estações de tratamento de esgoto da Águas Andradina; e a rede para as águas pluviais, que transporta e drena toda água da chuva das áreas urbanas até os rios, córregos ou canais. Quem faz a manutenção dessas galerias pluviais é a prefeitura do município.


Qualquer dúvida sobre essas instalações, o cliente pode entrar em contato pelos canais de atendimento da Águas Andradina 0800 775 0195 ou pelo Whatsapp (17) 99641-3259. 

voltar