EVOLUÇÃO NO SANEAMENTO: Águas Andradina comemora 13 anos de avanços nos serviços de água e esgoto | Águas Andradina

Notícias

EVOLUÇÃO NO SANEAMENTO: Águas Andradina comemora 13 anos de avanços nos serviços de água e esgoto

EVOLUÇÃO NO SANEAMENTO: Águas Andradina comemora 13 anos de avanços nos serviços de água e esgoto

31 de outubro de 2023

Este mês de outubro é especial para todos os colaboradores da Águas Andradina, empresa do grupo Iguá Saneamento e Sabesp. É momento de comemorar 13 anos de trabalho e comprometimento com o bem-estar, saúde e qualidade de vida dos andradinenses.

 

Trabalho e dedicação

 

Desde 2010, já foram investidos R$ 78 milhões em importantes obras para melhorias nos sistemas como construções de novos reservatórios para ampliar a capacidade de produção e armazenamento de água, setorização das redes de distribuição, laboratório de análise da qualidade, modernização das estações de tratamento de esgoto e aumento e melhorias constantes nos canais de atendimento ao cliente.

 

Indo além dos serviços de água e esgoto, também são implantados inúmeros projetos de responsabilidade social em escolas, instituições e bairros da cidade com iniciativas de conscientização ambiental importantes para o presente e para as futuras gerações.

 

Inovação e tecnologia para Andradina

 

Um dos destaques desses 13 anos é a implantação do Centro de Controle Operacional. Essa unidade dispõe de softwares para analisar o funcionamento dos sistemas, é uma das mais modernas no setor de saneamento e traz benefícios para os moradores de Andradina.

 

Para isso, foi investido cerca de R$ 2 milhões em telemetria e adequações eletromecânicas para automatizar reservatórios, poços, elevatórias e, nos próximos meses, todas as estações de tratamento de esgoto. “É nosso compromisso sempre buscar o que há de mais novo no mercado de saneamento para atender com ainda mais eficiência os nossos clientes”, destaca o diretor geral da concessionária, Luís Guilherme Bizelli.

 

Segundo o gerente operacional da Águas Andradina, Matheus Felipe Silva, “é importante destacar as melhorias significativas nos sistemas de distribuição de água em todos os bairros da cidade por meio de reforços de rede, setorização e implantação de novos reservatórios”, complementa.

 

Entenda como funciona

 

Desde 2020, a Águas Andradina iniciou o processo de automação dos dispositivos elétricos e hidráulicos dos sistemas por meio da Telemetria - uma tecnologia que permite a medição, comunicação, transmissão e armazenamento de dados por meio de dispositivos sem fio, como ondas de rádio, e painéis, unindo desta forma o mundo físico com o digital. 

 

É essa automação que gera dados em tempo real e históricos de parâmetros operacionais das redes como vazão, pressão, consumo de energia, níveis de reservatórios e funcionamento das estações de tratamento de esgoto. 

 

Com o uso de técnicas de inteligência artificial, agora é possível identificar alteração de pressão em um determinado ponto estratégico da rede de abastecimento de água, por exemplo. “Quando isso acontece, a tomada de decisão é imediata para realizar as melhorias necessárias. Antes, o tempo estimado para monitorar todo o sistema era de até 10 horas, hoje é possível enxergar tudo em tempo real. Com certeza, é um marco nesses 13 anos da nossa história aqui em Andradina”, explica Matheus.

 

 

Águas Andradina em números


●       450 mil litros de água produzidos


●       100% de água tratada


●       100% de esgoto tratado


●       98,6% de esgoto coletado


●       350 mil metros cúbicos de esgoto tratado todos os meses


●       327 quilômetros de rede de água 


●       316 km de rede de esgoto


●       31 reservatórios


●       47 poços


●       Oito elevatórias de esgoto


●       Cerca de 100 colaboradores


●       23,6 mil leituras realizadas todos os meses


●       3,8 mil análises de água por mês


●       Cerca de 500 análises de esgoto por mês


Saiba mais sobre a Águas Andradina no site www.igua.com.br/andradina.



voltar