TIRA DÚVIDAS: saiba de uma forma simples quais são as 5 principais perguntas relacionadas à tarifa de água e esgoto | Águas Andradina

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TIRA DÚVIDAS: saiba de uma forma simples quais são as 5 principais perguntas relacionadas à tarifa de água e esgoto

TIRA DÚVIDAS: saiba de uma forma simples quais são as 5 principais perguntas relacionadas à tarifa de água e esgoto

12 de April de 2022

Por que eu preciso pagar pelos serviços de água e esgoto? Como é composta a tarifa? Todo mundo paga o mesmo valor? Esses são alguns questionamentos recorrentes.


Pensando nisso, para esclarecer as dúvidas dos moradores, a Águas Andradina, empresa do Grupo Iguá e Sabesp, responde alguns pontos importantes nesta reportagem. “Manter um canal aberto de diálogo com os clientes faz parte do nosso negócio. Estamos sempre à disposição para atender a todos os moradores do município”, explica o diretor geral da concessionária, Luís Guilherme Bizelli.


1 - O que é a tarifa de água e esgoto?


É importante explicar que a água é indispensável e que a concessionária não vendem água e sim os serviços de captação, distribuição e tratamento. Tudo que consumimos tem um valor, não é mesmo? Com a água é assim também.  Existem regras e um decreto (7.217/10) que estabelece a prática de arrecadação de tarifas, definidas por categorias de usuários e faixas de consumo. É assim que qualquer cidade.


2 - Como esse custo é aplicado em Andradina?


Para compor os valores das tarifas são levados em conta itens como energia elétrica, custos de insumos necessários para o funcionamento dos sistemas de água e esgoto, equipamentos de segurança individuais; compra e manutenção de peças, salários da mão de obra, combustível, investimentos na ampliação das redes e aplicação de tecnologia.


Confira o que a empresa já fez em Andradina no link www.igua.com.br/andradina/noticias

A composição do preço da tarifa está dentro dos contratos de concessão e é destinada para os investimentos realizados pela concessionária na cidade.

 

3 - Todo mundo paga o mesmo valor?


Não, cada pessoa tem um custo de acordo com o seu hábito. Quanto mais água é consumida, maior será a conta no final do mês. Além dessa quantidade, também existe a classificação das faixas de clientes dividida em: comercial, industrial, pública, residencial e residencial social. Em todos os casos, existem tabelas com o detalhamento dos valores estabelecidos que podem ser checados no link https://igua.com.br/andradina/informacoes-para-voce

 

4 - Muita gente acha que os recursos hídricos estão disponíveis no meio ambiente de graça para serem usados pelas pessoas no dia a dia. Isso é real?


Não é verdade. A água é retirada por meio de poços localizados em pontos estratégicos. Para garantir os altos padrões de qualidade, são realizadas cerca de 3 mil análises físico-químicas e bacteriológicas em Andradina, todos os meses, medindo aspectos como presença de cloro, flúor, pH, turbidez e cor e análises coliformes. Os resultados atendem às exigências do Ministério da Saúde e podem ser conferidos pela população no site www.igua.com.br/andradina/qualidade


Você também pode acompanhar esses índices de qualidade mensalmente por meio de sua fatura.


 5 - De que forma a conta é calculada?


Todos os meses, os leituristas realizam as medições por meio dos hidrômetros. A fatura entregue para cada morador é referente ao que se gastou em um mês. Nesta conta são detalhadas todas as informações sobre o consumo, assim como os serviços de internet, luz, telefonia.

 
Qualquer dúvida, os canais de atendimento são:
 
Águas Andradina: 0800 775 0195 ou 0800 775 0146 (24 horas), loja de atendimento: rua Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h ou WhatsApp: (18) 99637 4603.
 

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